Não há dúvida de que o vinho combina com todas as situações, desde um momento de relaxamento depois do trabalho, uma reunião entre amigos e até mesmo para celebrar datas especiais. A versatilidade da bebida tem conquistado cada vez mais o paladar dos brasileiros: segundo a Wine Intelligence, em 2020, mais seis milhões de pessoas se tornaram consumidores regulares da bebida no Brasil.
Ciente disso e apostando no crescimento do setor também no e-commerce, a Evino fechou uma parceria com a startup Wine Locals, plataforma de experiências do mundo do vinho e criadora da Pipa , a assistente digital de vinhos que ajuda as pessoas a encontrarem o vinho ideal para o seu momento.
A assistente digital pode ser acessada pelo celular ou pelo computador. Basta responder algumas perguntas relacionadas ao preço, momento de consumo, tipo de vinho, nível de experiência, entre outras, e em um minuto a Pipa sugere o rótulo de acordo com as preferências de cada usuário. Entre as opções de momentos indicados pela assistente estão “beber no dia a dia”, “curtir um Netflix”, “impressionar” e “uma noite romântica”.
“A Pipa é uma apaixonada e expert em vinhos que vai te dar uma dica certeira de forma rápida e personalizada para quem quer escolher um vinho, mas não sabe por onde começar ou não quer perder muito tempo escolhendo entre milhares de rótulos do mercado”, diz Diego Fabris, sócio-fundador do Wine Locals.
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A ideia da parceria exclusiva entre as empresas surgiu a partir da semelhança na atuação das duas, que entendem as principais necessidades do público e a importância de levar informações para todos os tipos de consumidores.
“Juntos temos uma vantagem competitiva única no mercado. A Evino nasceu do sonho de compartilhar a paixão pelo vinho com os brasileiros e tem como missão democratizar o acesso ao vinho. Unindo nosso portfólio, que conta com rótulos cuidadosamente selecionados pela nossa equipe de sommeliers e de compra, aos conteúdos e experiências da Wine Locals conseguimos usar a Pipa para indicar diferentes tipos de vinhos para todos os momentos e levando em consideração as preferências e conhecimento prévio dos consumidores”, afirma Eduardo Souza, co-CEO da Evino.
Curadoria e logística
Para a indicação de vinhos e harmonizações, a curadoria da plataforma se baseia no Mapa de Comportamento do Consumidor de Vinho, um estudo da Wine Locals que analisou o perfil de 30 mil consumidores. Os resultados foram agrupados numa ferramenta prática e visual em forma de mandala, levando em consideração fatores psicográficos, motivação e contexto. Depois, foram criadas as tags de curadoria, desenvolvidas em forma de design conversacional.
Quanto ao controle de estoque, existe um dispositivo da Pipa integrado ao estoque da Evino. O e-commerce compartilha o XML de produtos e atualiza as movimentações via API.
Um dos principais cuidados que temos é com a certificação de que os rótulos indicados pela assistente estejam disponíveis no nosso site. Como temos uma grande movimentação e número de pedidos ao longo do dia, precisamos ter um controle cuidadoso do estoque para garantir o nível de qualidade e excelência oferecidos aos nossos consumidores em todas as plataformas utilizados”, diz Ari Gorenstein, sócio-fundador da Evino.