A etapa de expedição logística é a chave principal para ter maior sucesso no comércio eletrônico e, principalmente, em marketplaces, as plataformas on-line que atualmente têm a preferência do público.
Tal processo abrange desde o momento em que o consumidor finaliza a compra até a chegada do produto em suas mãos. Porém, para os sellers, eles podem — e devem — otimizar dentro de sua operação até o momento do despacho do pedido, deixando nas mãos das transportadoras responsáveis o restante do processo logístico.
Essa otimização pode ser feita através do uso de ferramentas que o auxiliam e trazem mais agilidade para lidar com alta demanda, como em datas sazonais.
Dar prioridade nos processos da expedição logística é garantir que o negócio tenha menos erros, os quais prejudicam toda a experiência do consumidor, a reputação da loja dentro do marketplace e, na soma desses fatores, prejuízos consideráveis para o empreendedor.
Quais são os prejuízos que a ineficiência logística pode trazer?
Uma ineficiência logística pode afetar de diferentes formas um e-commerce, o pode abranger desde a sua organização interna quanto sua reputação dentro de seus canais de vendas, como:
– Prejuízos com trocas e devoluções de pedidos;
– Reputação dentro de marketplaces negativa;
– Experiência ruim para o cliente;
– Equipe desmotivada;
– Entre outros.
Nos casos dos marketplaces, em específico, o atraso no faturamento dos pedidos, no despacho das mercadorias e prazos estipulados não sendo cumpridos faz com que a reputação do lojista que vende na plataforma caia e, em alguns casos, levando até a suspensão da conta.
As consequências da queda de reputação incluem menor visibilidade de seus anúncios, o que resulta em menos vendas para o seller, afinal os marketplaces querem que seus vendedores parceiros tragam qualidade no atendimento ao consumidor, já que a própria marca pode ser afetada por conta de tais problemas logísticos.
Como ter mais agilidade na expedição logística?
A maneira mais eficiente para empreendedores que vendem on-line e já têm uma demanda considerável, desejando ter uma alta performance para aumentar a agilidade dos processos de expedição, é investir em tecnologias e ferramentas que o auxiliam a ter mais eficiência e façam processos de maneira automatizada.
Além de ERPs que auxiliam com estoque e processo de uma empresa, a Magis5 possui hubs de automação e integração que são focados em auxiliar sellers que vendem em marketplaces.
O hub Magis5, especializado para aqueles que desejam ter alta performance através da automação e detentor da Prêmio E-commerce Brasil 2022 na categoria Gestão & Operação por voto popular, é um exemplo de auxiliador nessa jornada.
O hub tem diversas formas de auxiliar os processos de expedição do empreendedor, com diferentes módulos de picking list para se adaptar a qualquer operação, além do faturador que realiza a emissão de NFs de forma automatizada, deixando a vida do seller mais simples. Além disso, a Magis5 possui funcionalidades como:
– Função de precificação automática;
– Emissão de notas fiscais casada com a etiqueta do marketplace;
– Capacidade de gerenciar múltiplos CNPJs dentro de uma única tela;
– Muito mais.
Para conferir mais conteúdos a respeito da startup Magis5, acesse o site ou acompanhe os conteúdos na plataforma do E-Commerce Brasil.