Recentemente, a Meta anunciou que o Facebook está atraindo o maior número de jovens adultos em três anos. Segundo ela ressalta, trata-se de um esforço para renovar a imagem da plataforma e atrair um público mais jovem. Para a geração Z, porém, itens de segunda mão são mais acessíveis e mais fáceis de encontrar.
No relatório, mais de 40 milhões de adultos norte-americanos e canadenses entre 18 e 29 anos acessam o Facebook diariamente — essa é a primeira vez que a Meta divulga tais informações demográficas. Fundado por Mark Zuckerberg, o Facebook completou 20 anos em 2024.
Duelo com TikTok
Este crescimento reflete os esforços da empresa para reconquistar a atenção dos jovens adultos, que têm migrado para o TikTok, aplicativo de vídeos curtos da ByteDance, da China. Conforme o anúncio de um porta-voz, a Meta registrou “cinco trimestres de crescimento saudável no uso de aplicativos” entre jovens adultos.
Nos primeiros 3 anos de existência, o app reuniu 50 milhões de usuários — hoje, possui cerca de 2,9 bilhões de usuários ativos mensais. No Brasil, o Facebook ficou em primeiro lugar entre as redes mais usadas em 2020 e 2021. Em sua última medição, em 2023, estava na quarta posição, com 109 milhões de usuários brasileiros (seguido de perto pelo TikTok, como mostra o gráfico).
![](https://static.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2024/06/86-Grafico-redes-sociais-em-2023-Facebook.jpg.webp)
Queda de atração dos jovens
Com o tempo, no entanto, o Facebook se tornou menos atraente para os jovens, perfil crucial para os anunciantes — em especial ao e-commerce, onde as tendências geradas por esse público impulsionam as vendas.
Apenas cerca de um terço dos adolescentes norte-americanos afirma usar o Facebook, de acordo com uma pesquisa do instituto Pew realizada no ano passado, uma grande queda em comparação com sondagens de 2014 e 2015.
Por outro lado, a proporção de adultos norte-americanos que afirmam usar o Facebook manteve-se majoritariamente estável desde 2016, em 68%, segundo a Pew.
Facebook ainda é gigante no mundo
De acordo com um levantamento atualizado da Statista, Existem mais de 378 milhões de usuários do Facebook somente na Índia, tornando-o o país líder em termos de tamanho de audiência do Facebook. Para colocar isto em contexto, se a audiência da Índia no Facebook fosse um país, então ela estaria em terceiro lugar em termos de maior população mundial.
![](https://static.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2024/06/55-Grafico-usuarios-Facebook-mundo-2024.jpg.webp)
Além da Índia, existem vários outros mercados com mais de 100 milhões de usuários do Facebook cada: Estados Unidos, Indonésia e Brasil com 193,8 milhões, 119,05 milhões e 112,55 milhões de usuários do Facebook, respectivamente.