Recentemente, a Meta anunciou que o Facebook está atraindo o maior número de jovens adultos em três anos. Segundo ela ressalta, trata-se de um esforço para renovar a imagem da plataforma e atrair um público mais jovem. Para a geração Z, porém, itens de segunda mão são mais acessíveis e mais fáceis de encontrar.
No relatório, mais de 40 milhões de adultos norte-americanos e canadenses entre 18 e 29 anos acessam o Facebook diariamente — essa é a primeira vez que a Meta divulga tais informações demográficas. Fundado por Mark Zuckerberg, o Facebook completou 20 anos em 2024.
Duelo com TikTok
Este crescimento reflete os esforços da empresa para reconquistar a atenção dos jovens adultos, que têm migrado para o TikTok, aplicativo de vídeos curtos da ByteDance, da China. Conforme o anúncio de um porta-voz, a Meta registrou “cinco trimestres de crescimento saudável no uso de aplicativos” entre jovens adultos.
Nos primeiros 3 anos de existência, o app reuniu 50 milhões de usuários — hoje, possui cerca de 2,9 bilhões de usuários ativos mensais. No Brasil, o Facebook ficou em primeiro lugar entre as redes mais usadas em 2020 e 2021. Em sua última medição, em 2023, estava na quarta posição, com 109 milhões de usuários brasileiros (seguido de perto pelo TikTok, como mostra o gráfico).
Queda de atração dos jovens
Com o tempo, no entanto, o Facebook se tornou menos atraente para os jovens, perfil crucial para os anunciantes — em especial ao e-commerce, onde as tendências geradas por esse público impulsionam as vendas.
Apenas cerca de um terço dos adolescentes norte-americanos afirma usar o Facebook, de acordo com uma pesquisa do instituto Pew realizada no ano passado, uma grande queda em comparação com sondagens de 2014 e 2015.
Por outro lado, a proporção de adultos norte-americanos que afirmam usar o Facebook manteve-se majoritariamente estável desde 2016, em 68%, segundo a Pew.
Facebook ainda é gigante no mundo
De acordo com um levantamento atualizado da Statista, Existem mais de 378 milhões de usuários do Facebook somente na Índia, tornando-o o país líder em termos de tamanho de audiência do Facebook. Para colocar isto em contexto, se a audiência da Índia no Facebook fosse um país, então ela estaria em terceiro lugar em termos de maior população mundial.
Além da Índia, existem vários outros mercados com mais de 100 milhões de usuários do Facebook cada: Estados Unidos, Indonésia e Brasil com 193,8 milhões, 119,05 milhões e 112,55 milhões de usuários do Facebook, respectivamente.