A estratégia omnichannel em e-commerce só funciona quando o varejista consegue integrar em seu ecossistema diferentes canais de vendas, unindo o físico e o virtual, que se complementam para entregar atendimento e experiência de compra assíncronos.
Embora omnicanalidade não seja uma tendência, essa é uma aposta rentável e conservadora. Com uma estratégia omnichannel, a marca consegue manter a competitividade em um mercado que enfrenta uma redução gradual da taxa de crescimento nas vendas no varejo e estabilização das vendas pelos canais digitais, em um movimento que começou em 2022.
Mas uma coisa é fato, embora a maioria dos players queiram oferecer uma experiência omnichannel, para garantir um serviço de qualidade para o cliente, oferecer um atendimento linear e reduzir os custos logísticos, muitos não sabem por onde começar.
Afinal, desenvolver uma estratégia omnichannel não se resume a saber quais ferramentas usar, mas entender os processos de operação nos meios físicos e digitais para que tudo funcione de maneira integral.
A omnicanalidade integra todas as etapas da Jornada Full Digital Commerce
Atualmente, as ferramentas de aceleração recomendadas pela FCamara apresentam excelentes funcionalidades nativas, mas podem ser customizadas para atender às necessidades de cada cliente.
Em termos práticos, a omnicanalidade pode reduzir a ruptura de estoque para o cliente que chega tanto na loja física, quanto na loja virtual.
Por exemplo, quando o cliente vai a uma loja física, mas não encontra o produto na prateleira, o lojista pode trazer aquela mercadoria de outra loja da rede ou mandar entregar diretamente em sua casa.
Já o cliente que chega na loja virtual, encontra prazo de entrega e frete muito mais atrativos, pois o produto que ele deseja comprar pode ser entregue a partir da loja física mais próxima da loja dele.
– Implantação de Seller Center;
– Desenvolvimento de Super Apps;
– Hiperautomação de processos;
– Integração de sistemas.
“O cliente tem que entender que o projeto não precisa estar totalmente pronto para começar a rodar. Embora muitas marcas optem por esse caminho, isso é um equívoco. Colocar para rodar um MVP nos ajudará a entender quais desafios vamos enfrentar pela frente”, detalha Eric Vieira.
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