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FedEx testa inteligência artificial em vans elétricas contra o roubo de cargas e veículos

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Em São Paulo, a FedEx Express começou a testar vans elétricas equipadas com inteligência artificial. A solução, desenvolvida pela startup T4S Tecnologia, conta com câmeras com inteligência artificial interligadas com o Centro de Operações de Segurança (SOC) da FedEx. Vale destacar que, no Brasil, o estado de São Paulo obtém o maior índice de roubos de carga, batendo 41,80% das ocorrências nacionais.

Busca para reduzir prejuízos

Somente no primeiro semestre deste ano, o Brasil registrou 17.230 roubos de carga. De acordo com o levantamento, trata-se de um aumento de 5,5% comparado com o mesmo período de 2022. Ao dividir o país em quadrantes, identificou-se que 87% dos roubos de carga são nos estados de São
Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, respectivamente.

Solução desenvolvida pela startup T4S Tecnologia conta com câmeras com inteligência artificial interligadas com o Centro de Operações de Segurança (SOC) da FedEx

De acordo com a empresa, o sistema permite o monitoramento visual da operação em tempo real, visibilidade do veículo por meio de alertas inteligentes e outros dispositivos para evitar roubos. O objetivo é verificar como é possível avançar na capacidade de reação preventiva para proteção do motorista, da carga e do veículo.

Blindagem elétrica

A partir das informações instantâneas, a empresa garante contatar com mais rapidez a polícia e equipes de resposta de emergência — ajuda, por exemplo, a gerar segurança às pessoas da equipe, dos ativos e das remessas dos clientes.

Os veículos também contam com blindagem elétrica, que dificulta o rompimento da sua estrutura ao acionar uma descarga elétrica suficiente para interromper a ação criminosa sem causar danos físicos. Essa mesma tecnologia é usada em parte da frota de caminhões da empresa no Brasil.