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3 ferramentas essenciais que todo seller deve utilizar até a Black Friday 2023

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Enquanto o segundo trimestre já chega à sua metade, os lojistas de marketplace estão cientes de que a Black Friday, um dos eventos de compras mais esperados do ano, está se aproximando rapidamente. 

Embora a data em si esteja a alguns meses de distância, a preparação antecipada é fundamental para garantir uma participação bem-sucedida.

Neste texto, exploraremos três ferramentas essenciais que os empreendedores devem considerar ao se preparar para a Black Friday 2023, oferecendo uma vantagem estratégica para maximizar resultados e conquistar a preferência dos consumidores.

Desde a gestão inteligente de múltiplos canais de venda até a análise de dados estratégicos e a automação de marketing e conteúdos eficientes, essas ferramentas são cruciais para alcançar o sucesso em meio a uma competição acirrada. Em um ambiente onde cada decisão conta, a escolha certa de ferramentas pode significar a diferença entre se destacar e ser engolido pela multidão de concorrentes.

Com uma preparação antecipada e as ferramentas adequadas, os lojistas estarão no caminho para alcançar o sucesso durante a Black Friday e aproveitar ao máximo essa oportunidade comercial excepcional.

Integradores de Marketplaces: mais organização e velocidade para a Black Friday

Os integradores de marketplaces, também conhecidos como hubs de integração, são ferramentas essenciais para aqueles que estejam crescendo nesses grandes players, já que elas permitem ter uma centralização das vendas em um único lugar, não sendo necessário o lojista fazer a gestão em cada plataforma individualmente.

Dentre suas funcionalidades estão:

Gestão de múltiplos marketplaces: durante a Black Friday, é crucial alcançar o máximo de clientes em diferentes canais de venda. Um hub de integração confiável permite que você gerencie todos os seus marketplaces a partir de um único painel, simplificando a publicação de ofertas e atualizações de produtos simultaneamente.

Sincronização de estoque em tempo real: durante a Black Friday, a demanda pode ser intensa. O hub garante que o estoque seja atualizado automaticamente em todos os canais de venda, evitando vendas de produtos indisponíveis e melhorando a experiência do cliente.

Automação de tarefas: a automação de processos por meio de um hub integrador economiza tempo e permite que o gestor se concentre em estratégias de vendas durante a Black Friday. 

Indo a fundo, temos os hubs de automação, como o da Magis5 que além de ter funções como precificação automática, possui a função de relatórios financeiros para análise de resultados, além do lojista poder gerenciar pedidos e acompanhar envios de forma eficiente, garantindo uma operação organizada em um período de alta demanda.

O hub Magis5 tem como principal objetivo automatizar para facilitar o dia a dia de empreendedores que vendem em marketplaces ao fazer a gestão completa do seu negócio, sendo essencial em datas sazonais como a Black Friday.

Automação de Marketing para impulsionar as vendas na Black Friday

Que o marketing é essencial para alcançar um público maior e consequentemente ter mais chances de vender, todos os empreendedores já sabem, porém, há maneiras de simplificar as tarefas que existem dentro dessas ações a partir da tecnologia ou expandir sua demanda.

Ferramentas de ads do marketplaces: as campanhas pagas são instrumentos necessários para que os anúncios sejam vistos por mais potenciais clientes, algo necessário em marketplaces, onde há muitos concorrentes. O ideal é usar os ads em produtos que mais vendem na loja, pois têm mais chances de vender e, de certa forma, atrairá os compradores para a visitar o e-commerce em si. Plataformas como Mercado Ads têm bastante dados e métricas que auxiliam o lojista a gerenciar suas campanhas.

E-mails promocionais personalizados: durante a Black Friday, o envio de e-mails promocionais é uma estratégia eficaz para atrair clientes. Com uma ferramenta de automação de marketing, o empreendedor pode criar campanhas de e-mail personalizadas, direcionando ofertas específicas para diferentes segmentos de clientes, aumentando a taxa de abertura e conversão. 

Claro que, nesses casos, aqueles que possuem também uma loja virtual própria, além de vender em marketplaces, e têm landing pages ou outra maneira de conseguir o contato do cliente, têm maiores possibilidades de realizar o uso de automação de e-mails.

Automação de textos persuasivos para facilitar em múltiplas tarefas

Complementar às outras ações, os empreendedores precisam realizar tarefas como escrever textos persuasivos para seus anúncios, com títulos, descrições, ou mesmo legendas, roteiros para vídeos e posts completos para as redes sociais de suas lojas para terem maiores possibilidades de venda ao alcançar mais o seu público. 

Atualmente, temos maior facilidade para isso, com IAs como o popular ChatGPT, que, ao ter os comandos certos, consegue fazer textos criativos e que necessitam poucas revisões para estarem prontos para serem utilizados.

Mas, indo além do ChatGPT, também temos outras como o NotionAI, que possui a mesma função; também teremos em breve a inteligência artificial do Google, Bard, que poderá ser utilizada no próprio Google Docs, entre outras opções que auxiliam o empreendedor.

Por fim, vale ressaltar que sempre é necessário um trabalho de curadoria para ver se os textos gerados foram de acordo com o objetivo, se estão atualizados, se estão muito repetitivos, de acordo com as regras do marketplace em questão (no caso de títulos e descrições), entre outras variáveis.