“Como que hoje com a quantidade de lojas online ativas você pode fazer com que seu cliente seja fiel ao seu negócio?” É com essa pergunta que Camila Mansano, gerente de novos negócios da Worldpay, abre a sua palestra na Grocery&Drinks 2023.
Como uma das maiores empresas adquirentes de comércio global, a Worldpay atende mais de 1 milhão de comércios, além de aceitar mais de 300 formas de pagamento em mais de 120 moedas.
Novas formas de pagamento impulsionam mudanças no mercado
A palestrante aponta como o mercado de grocery e drinks tem passado por um processo de transformação digital e como a Worldpay vem evoluído junto a esse processo. Entre as mudanças, estão a ampliação das formas de pagamento, aceitando pagamento de cartões com bandeiras especificas, cheque e outros.
Para ela, na hora da compra, a conveniência é um fator primordial. E nesse sentido, a pesquisa de 2021 da Worldpay from FIS, demonstrou que cerca de 69% dos clientes acham que é melhor estar em uma loja própria, pois o e-commerce próprio facilita a decisão de compra do cliente, uma vez o bench deles é baseado na experiência de compra.
Além disso, 59% dos clientes acham que oferecer rapidez na entrega é outro fator positivo, seguido do processo simples na jornada de compra, que apareceu com 32% como elemento decisivo junto à segurança dos dados, com 31%.
Isso aconteceu, de acordo com a executiva, pois a pandemia proporcionou um aumento de consumo pelo mercado online e, por consequência, a necessidade de manter um site ou app seguro também cresceu. Isso pode ser feito com ferramentas como logo de autenticação, cadeados, avaliações e comentários para proporcionar confiança na primeira compra do cliente.
Construindo jornadas de pagamento de sucesso
E como o varejo pode inovar? Camila Mansano aponta que algumas das boas estratégias são:
– Dar ao cliente a opção de salvar dados do cartão para pagar com um clique ao sugerir sempre a forma de pagamento já registrada, assim ele só insere o CVV;
– O guest checkout também auxilia no processo, fazendo com que o cliente conclua a compra sem criar uma conta no site;
A recomendação é pedir apenas o endereço de e-mail, residência e seguir para a página de pagamento, simplificando a experiência de compra e tornando o processo confortável.
Esta jornada de pagamento sem atrito facilita também as compras por impulso, uma vez que o processo é simples e o cliente não desiste da compra devido ao volume de etapas ou informações para inserir.
Camila acrescenta que os novos modelos de negócio como marketplaces e clubes de assinatura são capazes de garantir uma forma conveniente de compra ao entregar produtos personalizados.
Oferecer alternativas que se encaixam no dia a dia do cliente, como a recorrência dos produtos aliados à uma experiência customizada, também é mais econômica. Junto a um checkout de pagamentos simplificado e diverso, tornando-se estratégias essenciais para uma experiência de compra confiável e recorrente.