Um dos maiores desafios do e-commerce é a comunicação personalizada com o cliente virtual. Isso porque, ao contrário de uma loja física que possui um vendedor, que conhece o cliente e oferece itens conforme as suas necessidades, as lojas virtuais dependem de recursos tecnológicos para manter esse contato.
A análise de dados, por meio de um CRM para E-commerce, garante que as lojas virtuais conheçam seus clientes e entendam seu comportamento de compra, esse conhecimento aliado a ferramentas de inteligência artificial, permite que os negócios virtuais sugiram produtos personalizados para os clientes, assim como o vendedor de uma loja física.
Mas, manter uma comunicação personalizada vai muito além de enviar a mensagem certa para a pessoa certa, é preciso fazer isso na hora certa, e aí entram os fluxos automatizados de e-mail para e-commerce. Essa tecnologia permite que a sua loja virtual responda ações específicas do usuário, garantindo maior interação entre a loja e o cliente.
3 exemplos de fluxos personalizados de e-mail marketing para e-commerce
Existem inúmeros cenários de automação de marketing para e-commerce prontos para uso, como recomendação de produtos para cross selling e up selling, por exemplo, mas a vantagem dos fluxos de e-mail personalizados é que você pode criá-los segundo as necessidades do seu e-commerce.
1. Visualização de produto
Um fluxo de e-mail personalizado depende de 4 etapas: gatilho, filtro, espera e ação. O gatilho é a ação do usuário que vai iniciar a comunicação.
No caso de visualização de produtos, você pode escolher um produto best seller ou um produto em promoção, ou u produto que está com muito estoque para dar início ao processo. O gatilho também pode ser a visualização de qualquer produto, para captar novos contatos e melhorar a retenção de clientes.
Tudo vai depender do objetivo do e-commerce.
Se o objetivo é aumentar o número de inscrições de newsletter, por exemplo. É possível ativar um fluxo customizado que além de e-mail, utilize pop-ups para comunicação com o cliente. Assim, toda vez que um usuário visualizar um produto e não estiver na lista de inscritos do seu e-commerce (filtro), ele receberá uma mensagem via pop-up, sugerindo que se inscreva na sua newsletter.
Caso ele já esteja na sua lista, você pode definir uma lista para o fluxo de e-mails, por exemplo. Três horas após visualizar um produto na loja (espera) o cliente recebe um e-mail com sugestões de produtos similares, sete dias depois recebe um lembrete que o produto ainda está disponível e 10 dias depois recebe um e-mail avisando que o produto está com um desconto especial.
2. Data comemorativa
Um fluxo de automação de marketing também pode ser utilizado para datas comemorativas, como Dia das Mães.
Vamos supor que a sua loja virtual está com uma campanha para Dia das Mães com um banner no site. É possível criar um fluxo customizado para que todos os usuários que clicarem no banner de Dia das Mães recebam uma comunicação personalizada.
Vamos ver o passo a passo:
- O cliente clicou no banner de promoção de Dia das Mães.
- Filtro - Se ele não estiver no seu banco de dados vai ativar um pop-up para inscrição de newsletter, caso já esteja cadastrado no seu site receberá um e-mail com os best sellers para Dia das Mães.
- Filtro - Se ele realizar uma compra receberá um e-mail de agradecimento e um cupom de desconto para próxima compra no seu site. Caso ele não faça a compra, receberá um e-mail com contagem regressiva para o final de promoção de Dia das Mães.
- Esse ciclo pode se repetir até que o cliente realize a compra ou a promoção para a data comemorativa termine.
Essa é uma forma de engajar usuários e clientes com campanhas promocionais do seu site e pode ser usado em qualquer momento do ano.
3. Recuperação de carrinho abandonado
Os carrinhos abandonados são um dos maiores pesadelos do e-commerce e podem ser recuperados com a ajuda de fluxos de e-mails personalizados.
O gatilho seria inserir um produto no carrinho de compras, depois de 3 horas se o cliente não fez a compra ele recebe um lembrete do carrinho abandonado, caso tenha realizado a compra recebe um e-mail de agradecimento.
Esse fluxo pode continuar até que o cliente realize a compra, mas é importante definir uma comunicação personalizada com mensagens que ofereçam mais do que o lembrete do produto no carrinho. Por exemplo: você pode incluir no fluxo um e-mail educativo com os benefícios do produto, um e-mail com produtos relacionados, e até um cupom de desconto.
Além de cenários de automação de marketing prontos para uso feitos sob medida para o e-commerce, a edrone possui uma ferramenta de Fluxos Customizados que vai ajudar a transformar a sua loja virtual em uma máquina de vendas.