
3 exemplos de fluxos personalizados de e-mail marketing para e-commerce
1. Visualização de produto
Um fluxo de e-mail personalizado depende de 4 etapas: gatilho, filtro, espera e ação. O gatilho é a ação do usuário que vai iniciar a comunicação.
No caso de visualização de produtos, você pode escolher um produto best seller ou um produto em promoção, ou u produto que está com muito estoque para dar início ao processo. O gatilho também pode ser a visualização de qualquer produto, para captar novos contatos e melhorar a retenção de clientes.
Tudo vai depender do objetivo do e-commerce.
Caso ele já esteja na sua lista, você pode definir uma lista para o fluxo de e-mails, por exemplo. Três horas após visualizar um produto na loja (espera) o cliente recebe um e-mail com sugestões de produtos similares, sete dias depois recebe um lembrete que o produto ainda está disponível e 10 dias depois recebe um e-mail avisando que o produto está com um desconto especial.

2. Data comemorativa
- O cliente clicou no banner de promoção de Dia das Mães.
- Filtro - Se ele não estiver no seu banco de dados vai ativar um pop-up para inscrição de newsletter, caso já esteja cadastrado no seu site receberá um e-mail com os best sellers para Dia das Mães.
- Filtro - Se ele realizar uma compra receberá um e-mail de agradecimento e um cupom de desconto para próxima compra no seu site. Caso ele não faça a compra, receberá um e-mail com contagem regressiva para o final de promoção de Dia das Mães.
- Esse ciclo pode se repetir até que o cliente realize a compra ou a promoção para a data comemorativa termine.
Essa é uma forma de engajar usuários e clientes com campanhas promocionais do seu site e pode ser usado em qualquer momento do ano.
3. Recuperação de carrinho abandonado
O gatilho seria inserir um produto no carrinho de compras, depois de 3 horas se o cliente não fez a compra ele recebe um lembrete do carrinho abandonado, caso tenha realizado a compra recebe um e-mail de agradecimento.
Esse fluxo pode continuar até que o cliente realize a compra, mas é importante definir uma comunicação personalizada com mensagens que ofereçam mais do que o lembrete do produto no carrinho. Por exemplo: você pode incluir no fluxo um e-mail educativo com os benefícios do produto, um e-mail com produtos relacionados, e até um cupom de desconto.

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