A Forrester divulgou na última quarta-feira (11), uma pesquisa realizada em parceria com o E-Commerce Brasil que revela dados inéditos e traça um panorama do comércio eletrônico e do varejo brasileiro.
A pesquisa foi realizada entre os meses de Agosto e Setembro deste ano com mais de 300 empresas de diversos segmentos do varejo. O objetivo da pesquisa foi entender os indicadores de performance (KPIs) no Brasil, quais são as prioridades e os principais desafios dos lojistas e também o tamanho e composição de suas equipes. Os resultados foram distribuídos em três partes, sendo a primeira delas intitulada Retail eCommerce in Brazil: Key Metrics, disponível para aquisição no site da Forrester.
Segundo a pesquisa, cerca de metade dos entrevistados possuem uma receita online inferior a R$ 360K. E 38% estão no mercado do comércio eletrônico há menos de 2 anos:
Para empresas de e-commerce o grande desafio continua sendo a contratação de profissionais capacitados. Quando questionados sobre quais são os três maiores desafios que os empreendedores enfrentam em suas empresas de e-commerce nos últimos 12 meses, 53% responderam “contratar profissionais qualificados”:
Em relação ao mobile, cerca de 7% das vendas online são feitas a partir de smartphones e 6% a partir de tablets – o que revela uma forte aproximação entre os dois dispositivos e chamou a atenção dos varejistas, já que a maioria deles prioriza iniciativas voltadas para smartphones:
O Marketing ainda lidera entre as áreas da empresa que recebem mais investimento:
Para Vivianne Vilela, Diretora Executiva do E-Commerce Brasil os resultados dessa pesquisa são extremamente importantes para que o gestor de e-commerce entenda o potencial do comércio eletrônico brasileiro, aprenda a aproveitar suas vantagens e ao mesmo tempo amadureça a partir de suas deficiências.
“Falamos de um mercado muito dinâmico e que muda a cada ano. Os resultados dessa pesquisa nos dão a direção para ser bem-sucedido no e-commerce brasileiro: nos fornecem subsídios para olhar para as oportunidades que diferenciam nossos serviços, além de chamar a nossa atenção para investir em estratégias únicas para mobile, usar a inteligência de dados de nossas empresas na otimização de nossos programas de fidelização do cliente e para aumentar os índices de satisfação do cliente (NPS, o Net Promoter Score)”, diz Vivianne.
Para Zia Wigder, Vice-Presidente e Diretora de Pesquisas na Forrester Research, alguns dados da pesquisa indicam grandes desafios para as empresas de e-commerce no Brasil em comparação a outros mercados, enquanto outros dados destacam uma situação favorável do país no desenvolvimento do comércio eletrônico.
“Enquanto as taxas de conversão no Brasil são menores que as dos EUA, por exemplo, os custos com marketing são bem menores no país latino, o que também acontece com as taxas de devolução de produto. Acredito que a pesquisa vai ajudar tanto empreendedores locais como globais a entenderem melhor as oportunidades deste mercado, além de funcionar como guia para que esses profissionais analisem os dados divulgados façam uma avaliação de desempenho”, diz Zia.
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