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Fórum E-Commerce Brasil 2023: conteúdos de alto nível já marcam primeiro dia de evento

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Chegamos ao dia mais esperado do ano: a abertura do Fórum E-Commerce Brasil 2023. Como de praxe, os conteúdos técnicos estão impecáveis desde o seu início, começando com palestras aprofundadas sobre tecnologia, gestão e tendências do setor.

A seguir, você confere tudo o que vai rolar nos palcos neste primeiro dia de evento, com palestras (ou melhor, verdadeiras aulas de pós-graduação) focadas no que a gente mais sabe e gosta de fazer: e-commerce! Um grande abraço e ótimo evento.

IA dentro da operação do e-commerce

A Inteligência Artificial (IA) e a automação são duas tecnologias que podem ser usadas para otimizar o comércio unificado. Se por um lado a IA pode ser usada para entender melhor as necessidades dos clientes e personalizar as interações, a automação pode automatizar tarefas repetitivas, liberando os funcionários para se concentrarem em atividades mais estratégicas.

Dentro dessa pauta, Leonardo Naressi, Co-CEO e CIO da DP6, e Angelo Vicente, Co-founder da Esecom, ministrarão a palestra “Caminhos inovadores para o comércio unificado – integrando a jornada do cliente com IA e automação”. No palco de Gestão e Operação, a partir das 17hs, os especialistas irão abordar como essas tecnologias podem ser usadas para melhorar o comércio unificado.

Tecnologia e o futuro do e-commerce

Entre as possibilidades da Inteligência Artificial Generativa (GAN) para o e-commerce, pode-se destacar a criação de imagens de produtos que ainda não estão disponíveis no mercado. Neste caso, permite ajudar os clientes a visualizar como um produto ficaria em sua casa ou corpo antes de comprá-lo, por exemplo.

Além disso, a Inteligência Artificial Generativa é capaz de gerar textos personalizados para cada perfil de cliente. Ou seja, pode incluir recomendações de produtos, ofertas e até atuar na área do atendimento. É exatamente sobre esse universo de possibilidades que a palestra “Vislumbrando o futuro: desvendando o poder das AI generativas no e-commerce” atuará.

Os especialistas que conduzirão o tema no Auditório de Tecnologia (às 17hs) serão os executivos da Hogarth Brasil Rafael Nasser, Managing Director, Leonardo Oliveira, Diretor de Tecnologia e Produção Digital, e Marina Rockett, Designer e Creative Technologist.

Evolução tecnológica dentro do Mercado Livre

Como já falado, a Inteligência Artificial Generativa para o e-commerce pode auxiliar em diversos aspectos. Ela pode ser aplicada no atendimento por chatbot para responder a perguntas de clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana; recomendar produtos com base nos interesses dos clientes, gerar produtos que ainda não existem… E por aí vai.

Dentro dessa tendência, o Mercado Livre busca novas maneiras de usar a GenAI para melhorar seus produtos e serviços e, claro, liderar a transformação da indústria do e-commerce em tecnologia.

A palestra “Como o MELI está liderando a transformação com GenAI” discutirá exatamente como a empresa vem utilizando tais recursos para criar produtos e serviços inovadores — e como tem se beneficiado dessa tecnologia. O conteúdo será ministrado por Sebastian Barrios, VP de Tecnologia do Mercado Livre, também no Auditório de Tecnologia, às 18hs.

Tecnologia e o foco no cliente

Não é de hoje que o cliente é o centro do universo nos negócios. Ainda assim, o relacionamento com o cliente está em constante evolução, e a personalização é uma das principais tendências desse universo. Isso significa que é preciso usar dados para entender melhor os clientes e suas necessidades, aplicando essas informações para criar experiências personalizadas.

Além disso, os clientes esperam interagir com as empresas em qualquer canal, e a qualquer momento. Por isso, a qualidade elevada das interações deve ser mantida em todos os canais de contato, devidamente integrados e conectados (redes sociais, por exemplo, fazem parte desses pontos de conexão).

Na palestra “Clienting e as novas fronteiras do relacionamento com clientes”, nosso já conhecido especialista Pedro Ivo Martins — que é Professor da Fundação Dom Cabral —
dará uma aula sobre essa discussão, abordando todas essas tendências e como o e-commerce pode se preparar para elas. Esse conteúdo será apresentado no palco Transformação Digital às 17hs.

CRM e o marketing do futuro

O último conteúdo do palco Transformação Digital, às 18hs, será “CRM – O marketing do futuro”. Nele, Silvio Meira, Chief Scientist do The Digital Strategy Company, irá permear os desafios e as oportunidades que o CRM pode trazer ao marketing do e-commerce.

O CRM (Customer Relationship Management) é uma abordagem de marketing que se concentra em construir relacionamentos com clientes. Portanto, ocorre na coleta e análise dos dados e, posteriormente, no uso dessas informações para criar experiências personalizadas.

A consequência, como o conteúdo mostrará, será o aumento das vendas, a retenção de clientes e a fidelidade à marca. E, claro, as técnicas para as empresas aplicarem essa ferramenta em prol de melhorar seus resultados de marketing.

Programação do primeiro dia do evento

A abertura do credenciamento de hoje (25/07) começará a partir das 15hs. Já os conteúdos terão início às 17hs em todos os auditórios, com término programado para às 19hs. Para quem optar pelo coquetel de networking, o início será às 18hs, com o encerramento do primeiro dia de evento previsto para às 20hs.

A programação completa do Fórum E-Commerce Brasil pode ser acessada aqui.