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Franquias: setor alcança faturamento de R$ 240,6 bilhões em 2023

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O mercado brasileiro de franquias obteve resultados interessantes em 2023. Com 3.311 redes do tipo atualmente, dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra arrecadação de R$ 240,6 bilhões, crescendo 13,8% no ano ante 2022.

Franquias no Brasil - resultados
(Imagem: Freepik)

De acordo com o relatório divulgado pela entidade, que mediu o desempenho do modelo de franquias no Brasil, foram 195.862 unidades encerrando 2023 operando. Neste índice, o aumento foi de 7,8% no mesmo retrospecto.

Para 2024, o crescimento esperado pela ABF é de 10% em faturamento, além de 5,5% em operações, 5% em redes e 5,5% no quadro de colaboradores diretos das franquias.

Ao todo, cerca de 1,7 milhão brasileiros estão empregados na indústria de franquias.

Segmentos

No olhar específico para cada tipo de atividade praticada entre as franquias, o estudo da ABF identificou três destaques. Veja:

Alimentação-Food Service

Foram 46.939 operações fechando o ano, crescendo 17,9% frente ano anterior. A análise do relatório é que o delivery foi grande responsável pelo salto, além de mais pessoas voltarem a frequentar salões e alta do ticket médio.

Saúde, beleza e bem-estar

Com mais consumidores buscando produtos do tipo, fato que pode ser atribuido aos hábitos adquiridos durante a pandemia, foram 55.647 unidades fechando 2023 a todo vapor. A maturidade das marcas e a procura por itens de cuidado pessoal, por exemplo, são outros fatores que motivaram o bom resultado.

Hotelaria e Turismo

Equilibrado no que diz respeito a abertura e fechamento de empreendimentos, o número de unidades chegou a 11.510 até o fim do ano passado — aumento de 16,4%.

Enquanto 5,9% das operações fecharam às portas, a taxa de abertura de novas chegou a 17,3%. O repasse destas para franquias foi de 4,3%.

No panorama geral de marcas no Brasil, a ABF listou também o top três em número de redes de franquias, considerando aquelas com investimento acima de R$ 135 mil:

1. Cacau Show
2. O Boticário
3. McDonalds