O último estudo sofre fraudes realizado pela Juniper Research no mundo inteiro não traz um dado animador ao e-commerce. Segundo o relatório, o setor pode ter um prejuízo de até U$ 20 bilhões neste ano por conta de fraudes no e-commerce, superando os US$ 17,5 bilhões de 2020.
O crescimento de 18% em um único ano é resultado do aumento do interesse dos fraudadores diretamente nos consumidores, o que expõe processos de mitigação de fraude inseguros dos varejistas menos familiarizados e despreparados para os desafios de fraude contínuos.
A nova pesquisa Fraude de Pagamento Online: Ameaças Emergentes, Análise de Segmento e Previsões de Mercado 2021-2025 descobriu que embora os comerciantes estejam ansiosos para reduzir as taxas de fraude de seus níveis atuais, eles hesitarão em introduzir atritos extras no processo de checkout. O relatório identificou que mensagens claras sobre verificações de segurança e análises comportamentais automatizadas que aproveitam a IA são recursos essenciais para preservar a experiência do usuário.
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A coautora da pesquisa, Susan Morrow, explica: “Embora a necessidade de segurança seja maior do que nunca, o ambiente competitivo de comércio eletrônico significa que os comerciantes precisarão garantir que verificações de segurança extras sejam justificadas para o usuário, ou correm o risco de taxas mais altas de abandono do carrinho”.
Segundo o estudo, a China deve ser o país que mais sofrerá prejuízos por conta de fraudadores. Estima-se que mais de 40% das perdas por fraude de comércio eletrônico em 2025 aconteça no país asiático. A pesquisa recomenda que os comerciantes que operam na China devem investir na detecção e prevenção de fraudes no e-commerce agora, ou enfrentarão cada vez mais danos às suas já estreitas margens operacionais.