A maneira como as pessoas pagam por bens e serviços mudou em todo o mundo nos últimos 2 anos e isso se aplica a todas as demografias, mas a Geração Z se destaca. Esse grupo demográfico, que nunca conheceu a vida sem internet e smartphones, atualmente representa o maior grupo populacional do planeta, com um poder de compra estimado em US$ 360 bilhões.
A plataforma global de pagamentos Thunes realizou um estudo mundial sobre as preferências de compras, sociais e de pagamento da Geração Z. Eles entrevistaram 6,5 mil pessoas entre 16 e 24 anos de 13 países desenvolvidos e emergentes ao redor do mundo.
A pesquisa destaca como os consumidores mais jovens e digitalmente adeptos do mundo estão forçando a mudança para práticas de negócios de décadas.
As principais descobertas da pesquisa revelaram que, para alcançar crescimento e sucesso após 2030, as empresas devem começar a entender os hábitos de vida, compras e financeiros da Geração Z ou Zoomers agora – e aceitar que eles são muito diferentes das gerações anteriores.
Consumo de mídia social: A mídia social faz parte da vida cotidiana da Geração Z e está impulsionando cada vez mais sua atividade econômica. 8 em cada 10 disseram que usam a mídia social em várias ocasiões ao longo do dia. 7 em cada 10 disseram que compraram produtos que descobriram nas mídias sociais, como Facebook e Tik Tok.
Pagando a conta: O dinheiro está em declínio, mas ainda é relevante. As carteiras móveis estão ganhando terreno: em 5 dos 13 países pesquisados, é o método de pagamento mais popular.
Hábitos de compra: os Zoomers são uma geração de compradores. Em todos os mercados pesquisados, as compras representam a maior parcela de seus gastos – à frente de entretenimento, eventos e alimentação.
Os usuários de zoom estão vivendo suas vidas online – e esperam que as marcas com as quais interagem acomodem isso.
O CEO da Thunes, Peter De Caluwe, disse: “Para muitos, a Geração Z é uma geração incompreendida e negligenciada. Esta é uma geração para a qual “dial-up” e “desktop” são palavras sem sentido e que não pensam apenas “mobile-first”, mas vivem e respiram em aplicativos, mídias sociais, plataformas digitais e em breve – o metaverso . Devemos começar a levar essa geração a sério, pois as receitas e os planos estratégicos de muitos negócios – especialmente aqueles que dependem de crescimento rápido – dependem deles”.
Descobriu-se ainda que a Geração Z não apenas gasta seu dinheiro nas mídias sociais, mas também está ganhando dinheiro cada vez mais lá, com uma gama crescente de opções de monetização de conteúdo oferecidas pelo TikTok , YouTube, Patreon, Clubhouse e Twitch.
Geração Z: declínio do dinheiro físico
A Geração Z, de acordo com a pesquisa, tem pouco entusiasmo por produtos financeiros tradicionais, sejam contas bancárias ou cartões de crédito. Thunes descobriu que as carteiras móveis estão crescendo rapidamente e, em alguns mercados emergentes, quase 50% dos Zoomers agora usam esse tipo de conta, enquanto 62% da Geração Z não têm nenhuma conta bancária devido à forte dependência de carteiras móveis.
O relatório também observou que cerca de um quarto dos Zoomers nos mercados ocidentais quase nunca usam dinheiro. Nos mercados emergentes, a moeda física foi considerada relevante nos gastos offline, embora em declínio. Esse fator foi atribuído à crescente acessibilidade de ferramentas digitais que promovem transações sem dinheiro.
De Caluwe adverte, “a falha em reconhecer a influência iminente do Zoomer nativo digital pode resultar em uma marca que antes era perfeitamente comprável testemunhando vendas em queda”.
Impactados pela crise financeira de 2008 – que atingiu diretamente durante a infância para muitos Gen Zs – eles valorizam a segurança financeira. Eles são mais propensos a comprar pechinchas e temem exagerar nas despesas. Entre a crescente acessibilidade do trabalho remoto e o desejo de viver frugalmente, muitos especialistas também veem essa geração como cada vez mais propensa a viver em cidades pequenas e fazer compras nas empresas localizadas lá.
Um zoomer compartilhando o que eles gostam em uma pequena empresa tem um potencial de longo alcance – as pequenas empresas precisam abandonar os métodos tradicionais de marketing e explorar o que faz a Geração Z funcionar se quiserem chamar sua atenção.
Leia também: Por que millennials e geração Z preferem comprar agora e pagar depois
Fonte: Forbes