Engajar e manter a fidelidade de consumidores mais jovens, como a geração Y e a Geração Z, está se tornando uma das principais prioridades das instituições financeiras (IFs) e varejistas do mundo, à medida que essas gerações conquistam um poder de compra mais amplo. Um estudo recente descobriu que os consumidores da Geração Z só nos Estados Unidos agora controlam mais de US$ 150 bilhões em poder de compra coletiva, tornando a captura de sua atenção extremamente importante para os bancos, comerciantes ou outras empresas de hoje.
Corresponder às necessidades e expectativas dessas primeiras gerações digitais – que muitas vezes antecipam experiências online rápidas e personalizadas – está se tornando especialmente importante para entidades na América Latina, à medida que o ecossistema bancário e de pagamentos online da região se torna rapidamente mais saturado.
Os consumidores mais jovens da região estão cada vez mais recorrendo a ferramentas sem contato ou outras ferramentas virtuais para fazer mais compras diárias, com um estudo recente descobrindo que 37% dos consumidores brasileiros da geração Z estão usando carteiras móveis para suas transações.
Gerações Z e Y: pagamentos
Descobrir como engajar e reter consumidores da geração Y e da geração Z está se tornando mais importante para as IFs latino-americanas, especialmente à medida que o ecossistema financeiro digital da região fica cada vez mais saturado. Os consumidores nesta demografia mais jovem ainda estão se voltando em grande parte para FIs legadas para atender às suas necessidades bancárias no momento atual, com um relatório recente encontrando 77% dos consumidores da geração Y e da geração Z na região em geral atualmente fazem bancos com essas instituições, enquanto 28% citaram que usaram neobanks.
No entanto, há países onde essa tendência parece ter se revertido – como o Brasil, onde mais da metade dos millennials e consumidores da geração Z do país estão agora recorrendo aos bancos digitais para atender às suas necessidades financeiras. Descobrir como capturar e manter a atenção desses consumidores mais jovens é, portanto, fundamental para IFs de todos os tamanhos.
A adoção de canais e soluções bancárias online pelos consumidores mais jovens também impulsiona o uso mais amplo de tais ferramentas em toda a América Latina. Mais e mais consumidores na região estão experimentando métodos de pagamento emergentes, como carteiras móveis ou QR codes ao invés de dinheiro.
O estudo também descobriu que 40% dos pagamentos no país estão ocorrendo agora por meio de métodos sem contato, indicando que eles estão rapidamente se tornando parte do ambiente de pagamento convencional. Bancos e outros atores financeiros importantes devem agir rapidamente para garantir que possam oferecer esses métodos.
Comportamento dos empresários
As ferramentas de pagamento sem contato e outras ferramentas digitais tiveram um crescimento especialmente rápido na região da América Latina, uma tendência impulsionada por consumidores da geração Y e Z que buscam experiências de pagamento fáceis e sem esforço. Quarenta e seis por cento dos millennials brasileiros agora estão pagando por seus produtos ou serviços com carteiras digitais, por exemplo.
Isso indica uma necessidade crescente dos bancos da região – mas também, crucialmente, seus comerciantes – de manter as necessidades de pagamento dessas gerações e os desejos em mente para se manterem competitivos.
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Fonte: PYMNTS