De acordo com uma pesquisa da Universidade Califórnia trabalhadores felizes são, em média, 31% mais produtivos. A satisfação no ambiente profissional também ajuda a impulsionar as vendas: a pesquisa determinou que colaboradores felizes vendem cerca de 37% mais em comparação aos outros. Além disso, eles tendem a atender melhor o cliente, o que também contribui para uma maior retenção.
Manter uma equipe de vendas motivada e feliz, no entanto, pode ser um desafio para as empresas que não possuem estratégias de gestão de pessoas baseada em dados. Isso porque o RH Analytics ajuda o negócio a entender o histórico do profissional, suas necessidades específicas, a mapear suas forças – e com isso aumentar o reconhecimento -, identificar os pontos de melhoria e entender como este se relaciona com os colegas e o negócio, promovendo então ações para tornar o clima o mais agradável possível.
O que é gestão de pessoas baseada em dados?
A transformação digital é vista pelas empresas como essencial para alcançar o público certo e melhorar a experiência dos clientes. Ela anda lado a lado com os dados, que são os insumos responsáveis por possibilitar esses benefícios: um negócio digital é capaz de angariar mais informações sobre comportamento do usuário, perfil do cliente, gostos e interesses, performance das ferramentas, entre tantos outros, e assim melhorar seu relacionamento com os consumidores.
Dentro das empresas, essa mentalidade “data-driven” também é essencial para entender e oferecer melhor experiência para os colaboradores. Por isso, o RH dos negócios passou a se utilizar de ferramentas para angariar dados e mapear as informações necessária a fim de tornar o ambiente mais motivador, produtivo e saudável.
RH Analytics e vendas
Os dados obtidos através de ferramentas como pesquisas de clima, feedbacks constantes e pesquisas 360º são utilizados para melhorar a experiência do colaborador dentro da empresa. No time de vendas, isso significa tornar o ambiente menos opressivo, competitivo e as metas menos desencorajadoras.
Por meio da pesquisa de clima, por exemplo, o RH consegue entender como os colaboradores se sentem perante o ambiente do negócio, tendo dados para melhorar práticas a fim de tornar o dia a dia dos vendedores mais tranquilo, para que eles possam se focar apenas nas vendas, sem se preocupar com fatores externos. Pode sair da pesquisa a necessidade de tornar os horários flexíveis, de aumentar a verba para aprimoramento, de fazer cursos internos, entre outras ações que melhorem o dia a dia do time de vendas.
Já a pesquisa 360º ajuda a mapear o relacionamento dos colaboradores com seus pares diretos e indiretos e seus líderes. Nesse caso, é possível identificar desvios de comportamento que precisam ser aprimorados, diminuir o clima de competição e ainda mostrar para o vendedor quais são seus pontos fortes e o que ele precisa melhorar. O histórico desse tipo de pesquisa permite que a empresa acompanhe a evolução dos colaboradores, podendo basear seu plano de cargos e salários nas progressões constatadas.
O feedback constante é a ferramenta mais simples e uma das mais efetivas para motivar o time de vendas e impulsionar o negócio. A partir dele, líderes podem acompanhar de perto o progresso da meta, entendendo os desafios e ajudar o vendedor a superá-los a fim de encontrarem uma saída conjunta para o alcance das metas. Tendo os dados de cada feedback anotados, os líderes podem ainda ter insumos para reconhecer os vendedores a cada evolução.
Com as ferramentas certas para entender o clima do negócio, a relação entre o time de vendas e o comportamento individual de cada um, portanto, é possível criar um ambiente colaborativo e motivador, que inspire o vendedor e o deixe seguro para realizar seu trabalho, o que se reflete no maior número de vendas.
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