Logo E-Commerce Brasil

Google Cloud: evolução de IA generativa depende de convencimento e bons resultados

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Dados coletados pelo Google Cloud para o TGT ISG Provider Lens, que está em sua terceira edição, mostram um ambiente propício para evolução da Inteligência Artificial (IA) generativa em termos globais, incluindo o Brasil. Contudo, mesmo permanecendo como principal tendência para o universo empresarial, mais provas dos seus “benefícios reais”.

De acordo com a análise, a adoção da IA generativa em processos ganhou mais força e têm sido objeto de investimento ao redor do globo. O que coloca uma interrogação sobre isso é a necessidade por mais casos concretos de sucesso desta tecnologia.

“Os fornecedores estão entusiasmados com os recursos inovadores que a GenAI pode oferecer aos clientes corporativos, por isso dedicam recursos significativos para ajudá-los a aplicar essa tecnologia por meio de iniciativas que ampliem o conhecimento e impulsionem a adoção dela”, pontua Adriana Frantz, autora do estudo e analista da TGT ISG.

Apesar do entendimento do lado positivo, implementação e lançamento de produtos do gênero não alcançaram números muito altos. Ainda em fase inicial, segundo o relatório, ferramentas empresariais do gênero dependem do sucesso para se tornarem uma realidade mais palpável. A partir disso, o que se espera da IA generativa é um meio para alívio da carga de trabalho, mais produtividade e problemas complexos sendo resolvidos.

Nuvem

Além da IA generativa, a aplicação de tecnologia de nuvem em projetos também é vista como tendência até o final de 2024, no mínimo. Com mais popularidade, setores específicos como varejo, finanças e saúde são os que mais se aproveitam disso atualmente.

Para Adriana, isso é consequência do amadurecimento desta ferramenta. “Mais casos de sucesso são produzidos conforme o passar dos anos. Isso possibilita aos fornecedores começarem a oferecer recursos personalizados, integrando a infraestrutura robusta e as tecnologias avançadas do Google Cloud, por exemplo, com conhecimentos específicos do seu setor”, destaca.

O estudo de 2024 também reforça a adoção de estratégias multinuvem como uma das tendências, principalmente entre grandes corporações. Segundo a executiva, ela permite que as organizações distribuam suas cargas de trabalho entre diferentes fornecedores, aumentando a escalabilidade e flexibilidade de suas operações.

Por fim, a modernização de aplicativos em nuvem também está na mira de soluções de nuvem e IA generativa. Com cada vez mais capacidade de adaptação, o relatório mostra que fornecedores da área estão respondendo à alta na demanda com variedade de serviços projetados que ampliam eficiência e a agilidade das operações empresariais.