Na última semana, o Google apresentou novas ferramentas e dados que visam guiar lojistas durante a Black Friday em 2022. O encontro, batizado de Black Friday Connections Store Google, apresentou a estratégia do Google voltada a oferecer uma homepage mais “shopable”, ou seja, comercial. Para isso, a companhia lançou também uma etiqueta de descontos no Google Shopping, além de apostar em recursos mais visuais agora mais do que nunca.
A respeito do novo recurso aplicado como uma etiqueta, o objetivo é que empresas parceiras do Google no e-commerce mostrem produtos com algum diferencial. Sendo assim, a ideia é dar mais destaque para o que for comercializado com descontos, frete grátis ou cashback, por exemplo.
Para sinalizar as promoções, o lojista precisa acessar o Google Merchant Center, plataforma que permite cadastrar informações sobre produtos disponíveis no seu site ou loja e exibi-los a potenciais clientes por meio das plataformas do Google, com a ajuda da publicidade ou não. Por meio do novo recurso de Promoções, o lojista poderá oferecer desconto, cashback ou promoções do tipo “compre 1 e leve 2”, além de sinalizar condições especiais de frete.
Segundo Flávia Verginelli, diretora de Produtos, Privacidade e Inovação do Google Brasil, a ideia de tornar a homepage mais “shopable” não está conectada apenas com a Black Friday 2022.
“É uma evolução constante do Google o trabalho com mais imagens, tornando a realidade mais próxima com aspectos visuais. Agora, a novidade está em como essas buscas estarão aliadas com inteligência, gerando resultados mais precisos para usuários comuns e lojistas. O multisearch é um exemplo disso”, explica.
Tornar a pesquisa no e-commerce mais simples e precisa não é a única abordagem da nova funcionalidade. Encontrar produtos que representem quem está pesquisando é outro objetivo importante do Google, que testa funções responsáveis por resultados específicos, por exemplo, sobre maquiagens para um determinado tipo de pele. A equação, no entanto, pode ser aplicada em outros universos.
“A implementação das novidades é gradativa e queremos que cada uma das novidades disponibilizadas seja útil aos varejistas. Para acompanhar isso, também temos métricas do que eles aplicam ou não em suas empresas, fornecendo essas informações à equipe de vendas. Como parceiros de negócios, nossos produtos precisam sanar problemas”, conclui Flávia.