A Black Friday deste ano será apenas no dia 25 de novembro, mas as expectativas do Grupo Intelipost para esta edição já são promissoras. Observando as informações da última Black Friday, a data foi marcada por entregas mais ágeis e prazos mais curtos, sendo possível observar um aumento no número de pedidos em todo o mês de novembro, impulsionado por promoções antecipadas dos varejistas.
A grande estrela de 2021 foi o frete. Dados que circularam na plataforma da Intelipost, entre a quinta-feira que antecede a data e a segunda-feira, registraram um aumento de 11% no volume de cotações de frete e 15% a mais na oferta de frete grátis em relação ao ano anterior.
Mas para o consumidor, a entrega perfeita é baseada na agilidade e na informação. Segundo pesquisa realizada em parceria entre a Intelipost e E-commerce Brasil, 42% dos consumidores buscam pela entrega rápida, enquanto 54,6% esperam por atualizações em tempo real sobre o status do pedido. Para conseguir oferecer esse cenário, o e-commerce precisa estar com os processos organizados e contar com soluções inteligentes.
Para 2022, o Grupo Intelipost tem realizado algumas ações voltadas a melhorias na plataforma, com foco em garantir a melhor operação logística aos seus clientes e em proporcionar a melhor experiência de entrega aos consumidores.
Coletar aprendizados da última edição da Black Friday é o primeiro passo para entender o que precisa ser feito. Tanto em nível de mercado quanto nos resultados da própria empresa, os dados coletados são valiosos para nortear a busca por aumento nas vendas no período.
Além de um plano de comunicação ativo com as transportadoras e varejistas, a Intelipost tem compartilhado informações pertinentes sobre a preparação para a Black Friday tanto para o varejista quanto para o consumidor, com o intuito de simplificar os processos e tornar a experiência de compra positiva.
Com essas ações e com as operações logísticas mais adaptadas e maduras, é esperado que a Black Friday 2022 impulsione ainda mais o e-commerce brasileiro, uma vez que 50% dos consumidores já afirmam que pretendem comprar algum produto durante as promoções, segundo pesquisa da Globo pela Plataforma Gente. Logo, quando aliada às tecnologias para gestão de entregas como as do Grupo Intelipost, a Black Friday tem tudo para ser um sucesso.