Logo E-Commerce Brasil

IA deve colocar aplicativos de lado, aponta Gartner

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

De acordo com um estudo recente da Gartner, o uso de aplicativos móveis deverá diminuir 25% até 2027, impulsionado pelo avanço de assistentes de inteligência artificial como Apple Intelligence, ChatGPT, Gemini e Meta AI.

Temu e Mercado Livre lideram entre aplicativos mais baixados no Brasil em novembro
(Imagem: Envato)

Essa tendência pode levar à consolidação do setor móvel, com marcas e empresas formando parcerias e consórcios para alcançar mais usuários por aplicativo e reduzir custos operacionais.

Aplicativos com baixo engajamento e retenção serão os primeiros afetados por essa queda no uso. Além disso, apps que atuam como intermediários de serviços podem perder usuários, já que os assistentes de IA assumirão essa função.

Outro impacto significativo será a perda de dados primários (first-party data), reduzindo a capacidade de monetização de dados e o envio de notificações push aos usuários.

A Gartner aconselha que os diretores de marketing (CMOs) comecem a se preparar desde já para essa redução no uso de aplicativos, prevista para ocorrer nos próximos dois anos.