A inteligência artificial (IA) é aplicada cada vez mais como assistente de tarefas, inclusive das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras. Prova disso é que 75,86% dos empreendedores no país são usuários desta tecnologia no seu dia-a-dia durante o trabalho. Os dados são de uma pesquisa da Zoox Smart Data, que consultou 22.910 pessoas.

Ainda segundo o estudo, 47,77% dos pesquisados fazem uso da IA na parte de atendimento aos clientes. Para 26,62% a ferramenta contribui na parte de criação de conteúdo para redes sociais, outros 16,05% afirmaram utilizar em pagamentos e 9,56% para prospecção de negócios. Os dados também mostraram que para 79,22% dos empresários, o uso da IA contribuiu na economia de tempo e dinheiro no negócio. Por esse motivo, 84,41% deles afirmam que indicariam o uso das ferramentas de IA para outros empreendedores.
A pesquisa também perguntou aos empreendedores quais eram as plataformas mais utilizadas por eles. O primeiro lugar ficou com o ChatGPT (OpenAI) (50,19%), seguido por Gemini (Google) (7,77%), Copilot (Microsoft) (6,02%), GitHub Copilot (2,92%) e outras (33,1%).
Já entre os segmentos que mais fazem uso do modelo tecnológico nos negócios, estão:
- Beleza e estética (23,45%);
- Fitness e saúde (14,66%);
- Serviços (13,42%);
- Alimentício (10,96%);
- Pet (4,72%);
- Outros (32,8%).
“Segundo a pesquisa, oito em cada dez empresários que já utilizam alguma plataforma de IA recomendam. Possivelmente, essa indicação ou sugestão é reflexo da economia de tempo e dinheiro, apontada por quase 80% dos pesquisados. Uma conclusão possível é que esse é um movimento crescente e abrangente que vai das grandes empresas até às PMEs”, destaca Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data.
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