Logo E-Commerce Brasil

Como a IA vai transformar as operações do varejo em 2025

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A Inteligência Artificial (IA) está redefinindo o setor de varejo, impulsionando mudanças em modelos de negócios e experiências do consumidor. Segundo a pesquisa “State of AI in Retail and CPG”, realizada pela Nvidia, 89% dos varejistas estão utilizando ou testando a tecnologia em suas operações, um aumento em relação aos 82% registrados em 2023.

(Imagem: Envato)

O impacto da IA vai além de experimentos

A pesquisa também revelou que, dos cinco principais casos de uso de IA generativa no setor, os quatro principais envolvem marketing, publicidade, geração de conteúdo e análise de clientes. Inclusive, mais de 60% das empresas já utilizam ou testam IA generativa, que está sendo aplicada principalmente em:

  • Criação de conteúdo para marketing (60%);
  • Análise preditiva (44%);
  • Personalização de marketing e publicidade (42%);
  • Segmentação e análise de clientes (41%);
  • Assistentes digitais de compras (40%).
Cinco principais casos de uso da IA generativa em 2024 (Imagem: Nvidia)

Apesar de preocupações com privacidade de dados e custos de implementação, 93% das empresas preveem aumento nos investimentos em IA generativa até 2026. Mais da metade das empresas (51%), pretende aumentar em mais de 10% seus gastos com IA generativa no próximo ano. Os números incluem 31% das empresas que planejam aumentar o investimento em IA em mais de 20%. Entre os entrevistados, apenas 2% disse que o investimento diminuiria.

Entre as cinco principais preocupações, estão:

  • Dados privados (60%);
  • Custos de implementação (57%)
  • Segurança de dados (49%);
  • Regulações e preocupações legais (49%);
  • Uso indevido da tecnologia (41%).
Maiores preocupações com o uso de IA generativa no comparativo 2023/2024 (Imagem: Nvidia)

IA nas operações de varejo

A segunda edição da pesquisa também indica que além de impulsionar o crescimento da receita para o varejo, a IA também está auxiliando na redução de custos. Da mesma forma que os varejistas, as indústrias de CPG também estão vendo os benefícios da IA em suas operações. Quando perguntados sobre os impactos da tecnologia e investimento, as respostas foram:

  • Um pouco menos da metade (47%) das empresas estão na fase de avaliação, em comparação com 36% em 2024;
  • 42% das empresas disseram que estão usando ativamente a IA em suas operações;
  • 87% dos entrevistados que usam IA atualmente disseram aumentar sua receita anual com a ferramenta;
  • 1/4 dos entrevistados disse que a IA ajudou a aumentar a receita em mais de 20%.