Logo E-Commerce Brasil

IFood retoma entregas por drones em Sergipe

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

O iFood anunciou a retomada da operação de entregas por drones em Sergipe, em parceria com a Speedbird Aero. A iniciativa marca a expansão do projeto iniciado em 2021 e passa a contar com autorização permanente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voos sobre áreas com circulação de pessoas — a primeira do tipo no Brasil e na América Latina.

iFood retoma entregas por drones em Sergipe
(Imagem: Divulgação/iFood)

A rota conecta restaurantes de Aracaju a condomínios residenciais em Barra dos Coqueiros. O trajeto aéreo, de menos de quatro quilômetros, cruza o rio Sergipe e permite que o pedido chegue em até 30 minutos. Por terra, o percurso demandaria cerca de uma hora, inviabilizando a operação em horários de pico.

Nesta nova fase, os drones poderão transportar até 5 quilos — antes, o limite era de 3 quilos. A expectativa é de até 280 pedidos por dia, em funcionamento sete dias por semana, durante 10 horas diárias. O entregador segue responsável pela última etapa, entre o pouso do drone e a entrega ao consumidor.

Segundo o iFood, a retomada reforça sua estratégia de entregas multimodais, que incluem bicicletas, motos, carros, barcos, robôs e drones. Recentemente, a companhia chegou a 6,6 milhões de pedidos em somente um dia.

A Speedbird Aero, parceira no projeto, é a única empresa com dois modelos de drones aprovados pela Anac para operações BVLOS (além da linha de visada do operador) de transporte de cargas no país, incluindo voos noturnos. Cada processo de certificação levou de 12 a 24 meses e contou também com a aprovação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).