Embora muitas vezes passem despercebidas, as embalagens são um item fundamental em qualquer cadeia de produção e venda de produtos. Elas têm a função de garantir a integridade dos itens durante o transporte, além de protegê-los da umidade, poeira e luz e cada vez mais percebe-se a importância delas também na experiência do cliente. A escolha de embalagem, com adequação do material ao tipo de produto e personalização, contribui para sustentabilidade, segurança, otimização do espaço e frete, gerando assim a experiência completa do “unboxing”.
ççççA fim de atender à crescente demanda dos consumidores por produtos ecologicamente corretos, os fabricantes estão desenvolvendo embalagens mais sustentáveis, utilizando materiais recicláveis, biodegradáveis e renováveis. Isso tem levado a um aumento no uso de papelão, plásticos biodegradáveis e uso de materiais à base de plantas na produção.
“Hoje, temos clientes que se preocupam com a questão do meio ambiente desde a escolha dos nossos materiais até a forma que o produto será entregue, por isso, nos preocupamos com todo o processo que vai fazer a diferença em relação à experiência de quem recebe o produto. E não se trata apenas do design e pontualidade na entrega, mas também da sensação da encomenda ter sido bem cuidada e da preocupação da loja com o cliente”, explica Patricia Granda, Superintendente Comercial de Logística da Sequoia.
A otimização do espaço e do frete também é importante na cadeia de produção, pois devem ser projetadas para ocupar o menor espaço possível durante o transporte, reduzindo o custo do frete e minimizando o impacto ambiental. Além disso, as embalagens inteligentes podem ser projetadas para se adaptar ao tamanho do produto, economizando espaço e reduzindo custos.
A personalização é outro aspecto importante. Os pacotes refletem a identidade da marca, atraem a atenção dos consumidores e destacam as vantagens do produto. Além disso, podem ser uma ferramenta poderosa para as empresas se diferenciarem no mercado e fortalecerem a experiência de marca. Ao criar embalagens criativas e personalizadas, as companhias podem conquistar a atenção e a fidelidade dos consumidores, além de transmitir valores e mensagens importantes.
“É crescente a demanda por uma experiência única no recebimento da encomenda. É necessário gerar um impacto emocionante e agradável, e as embalagens podem ser projetadas para atender a essas expectativas. A construção da experiência de “unboxing” inclui desde o uso de caixas criativas, materiais de embalagem interativos, mensagens personalizadas e até mesmo o “cheirinho da loja”, ressalta Patricia.
Claro que as embalagens continuam a ser necessárias para sua função essencial: a segurança. Elas devem ser projetadas para evitar qualquer tipo de dano ao produto, bem como proteger os consumidores de possíveis perigos. Por exemplo, os brinquedos devem vir com uma embalagem resistente, que evite que sejam acessíveis para crianças pequenas, enquanto produtos químicos devem ser embalados de forma a evitar vazamentos.
Sabendo da importância dos pacotes na experiência e, com isso, na fidelização do consumidor, as empresas devem dedicar esforços para criar embalagens que continuem a promover a segurança, mas que sejam também sustentáveis, inovadoras e contribuam para o sucesso na experiência do cliente.