O período pós-temporada de compras, também conhecido como Q5 (quinto trimestre), está se tornando uma tendência e é a chance para conquistar consumidores com menos concorrência
Com a estratégia certa e de olho nos indicadores que garantem melhores condições de conversão, esse período de pós-vendas de Natal e Ano Novo, ainda é um “mar” de oportunidades para os lojistas e consumidores. Isso porque as pessoas ainda estão trocando presentes e buscando promoções para investir a renda extra, como o décimo terceiro.
Para os sellers que procuram por oportunidades, a temporada Q5 (que segue até meados de janeiro) além de contar com potenciais clientes, ainda têm diferenciais para destravar novas vendas, como a menor concorrência.
Analisando o relatório divulgado pela ANYMARKET/ANYTOOLS, é possível entender os principais indicadores de vendas, de operação e atendimento e, inclusive, de dados que apontam para a tendência de comportamento do consumidor. “O objetivo do relatório é trazer uma visão robusta e estratégica sob toda a operação de Black Friday e também do mês de novembro. Isso traz um parâmetro de como o consumidor se comporta, quais foram as variações mais relevantes dos indicadores, e quais ações podem ser implementadas para vender com assertividade o ano todo, inclusive no Q5”, explica o diretor comercial do ANYTOOLS, André Gonçalves Pereira.
De acordo com o relatório, o ticket médio de pedidos no dia da Black Friday (24/11) foi de R$ 700,45. No mês de novembro o ticket médio de pedidos foi de R$ 470,21. Já na Black Friday à Cyber Monday (24/11 a 27/11) foi de R$ 531,49. Essa média é importante para o lojista entender o quanto o consumidor está disposto a investir.
“É comum vermos uma desaceleração nos investimentos de publicidade no período pós-Natal e Ano Novo, e isso é uma grande chance para os lojistas que podem apostar em uma estratégia de marketing criativa e com menos concorrência, conquistando assim a atenção dos consumidores que ainda não fizeram suas compras”, destaca Victor Cobo, CEO do ANYMARKET, hub de integração para marketplaces da América Latina.
Comportamento do consumidor x integração de tecnologias
De acordo com o economista da DB1 Group, João Ricardo Tonin, “o notável crescimento das vendas de produtos em lojas virtuais, nos últimos anos, pode ser atribuído, em grande parte, à acessibilidade que as famílias conquistaram nessa modalidade de compra, especialmente durante a pandemia”.
Tonin ainda salienta que embora o potencial de expansão ainda seja significativo por meio do e-commerce, é inegável que o desempenho das lojas virtuais agora está intrinsecamente ligado à maneira como elas usam os dados para criar e refinar companhas de vendas, aplicam estratégias eficazes de marketing e utilizam as redes sociais de forma inteligente, além de otimizarem o uso dos estoques.
“O verdadeiro diferencial que garantirá a sustentabilidade dessas empresas, a longo prazo, reside na integração eficiente da tecnologia e na prática de uma gestão financeira sólida. A recente Black Friday ofereceu uma visão desse cenário, evidenciando o êxito de alguns marketplaces e e-commerces que alcançaram resultados expressivos, mesmo diante de um contexto desafiador para o setor”, explica Tonin.
Top 20 categorias; horário de picos de vendas; precificação e regiões de maior conversão
Entre as 20 categorias destaques em ticket médio, estão:
- celulares e telefones;
- eletrodomésticos,
- informática;
- eletrônicos, áudio e vídeo;
- indústria e comércio;
- games;
- instrumentos musicais;
- acessórios para veículos;
- esportes e fitness;
- casa, móveis e decoração;
- ferramentas;
- construção;
- brinquedos e hobbies;
- calçados,
- roupas e bolsas, bebês;
- saúde;
- beleza e cuidado pessoal;
- animais;
- livros, revistas e comics;
- alimentos e bebidas.
No que tange às vendas, o relatório permite uma análise do ticket médio por categorias e, assim, possibilita aos sellers, o entendimento de onde o consumidor está investindo mais, quais as oportunidades de melhor composição de carrinho, kits ou alterações na estratégia de precificação.
O melhor horário de vendas na Black Friday, 24/11, foi às 19h. Outros horários de destaque foram 12h e 13h. “Conhecer esses números permite trabalhar uma estrutura de times e de turnos de expedição mais eficientes, além de influenciar em um melhor planejamento de campanhas”, pontua o Victor Cobo.
Comparando o número de pedidos realizados por estado, é possível notar que, na Black Friday de 2023, as regiões que mais tiveram conversão de vendas foram: (1) São Paulo, (2) Minas Gerais e (3) Rio de Janeiro.
Centralização de Atendimentos e Inteligência Artificial como aliadas da conversão
Nas compras on-line o fator expectativa do consumidor tem uma alta relevância, e afeta diretamente na conversão. “A MIA, como uma solução de Inteligência Artificial, é uma aceleradora de performance nesse processo, tanto enriquecendo os anúncios com informações técnicas sobre os produtos, quanto no atendimento de pré e pós-venda dos consumidores. A agilidade e a qualidades das respostas afetam diretamente nas vendas, ou seja, no faturamento e na satisfação do consumidor durante a experiência de compra. A MIA teve um desempenho de 16,5% de conversão de vendas, isto é, a cada seis respostas, converte em uma venda. Isso acontece, pelo fato de responder em menos de um minuto e aproveitar o momento/emoção de compra do consumidor.”, destaca o diretor da MIA, Alexandre Rezende.
O relatório do ANYTOOLS apontou que o SLA de atendimento sem a Inteligência Artificial (IA), durante a Black Friday (29/11), foi de 62,22%. Já com a IA, que no caso do ANYTOOLS usa o Predize para centralizar os atendimentos de vários marketplaces em uma única ferramenta e faz a gestão automatizada de SAC com a Inteligência Artificial, foi 81,55%. “Os dados reforçam também que o seller que conta com uma ferramenta que centraliza o atendimento dos principais marketplaces, garante uma gestão mais eficiente com a automação de SAC, reduzindo assim custos, permitindo mais performance para a equipe, que pode focar melhor na reputação da marca nos marketplaces”, destaca o diretor do Predize, Alexandre Rezende.
Confiança e motor de vendas
Podemos destacar que esse resultado positivo dos marketplaces, na Black Friday, demonstra que o consumidor não busca apenas a oferta de preço. “Esses canais além de serem motores de buscas e pesquisas, passaram a ser também motores de credibilidade e, consequentemente, de vendas”, pontua o gerente de Parcerias do ANYTOOLS, Jasper William Perru.
Geração dos dados
Os dados foram coletados da suíte ANYTOOLS, que integra quatro soluções especializadas no ecossistema de e-commerce dando aos sellers uma gestão unificada e eficiente de vendas. A suíte ANYTOOLS uni o ANYMARKET – maior hub de integração para marketplaces da América Latina; o Koncili – solução para conciliar repasses financeiros; o Predize – uma ferramenta de centralização de SAC e Marketplace e a MIA, Inteligência Artificial. Todas essas, soluções líderes de mercado do Grupo internacional DB1, que é formado por empresas que transformam a vidas das pessoas e das organizações por meio da tecnologia.