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Inflação derruba a lealdade de consumidores às marcas na América Latina, mostra estudo

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Apesar de ser uma questão global, a inflação é ainda mais sentida pelos consumidores na América Latina. Um relatório da Kantar mostra que, em 2022, os latino-americanos visitaram 18% mais canais do que no ano anterior, para aproveitar os melhores preços. Além disso, compraram em média 93,4 marcas — quase cinco a mais do que em 2021 — para avaliar o custo-benefício.

Mulher conferindo preço de uma blusa à venda
Consumidores perderam 25% de seu poder de compra nos últimos dois anos. Já no fim de 2022, por exemplo, US$ 100 compravam 30 unidades a menos do que em 2020

Entre outros problemas enfrentados na América Latina, o número de ataques sofridos pelo comércio em 2022 ficou acima da média. De um total de 14 bilhões de incursões observadas, 200 milhões foram só na região. No Brasil, por exemplo, as tentativas de fraude no e-commerce representaram um valor de R$ 5,8 bi.

PMEs levam vantagem na inflação

O aumento da inflação e, consequentemente, nas escolhas de marcas promove uma luta pela atenção do consumidor. Nessa batalha, as pequenas e médias empresas mostram seu potencial, abocanhando 71% da região. No estudo, o desempenho de tamanho pequeno e médio é melhor, com equilíbrio de 50% de crescimento e 50% de retração — contra 40% e 60%, respectivamente, das marcas de outros tamanhos.

Interessante destacar que os consumidores perderam 25% de seu poder de compra nos últimos dois anos. Ou seja, no fim de 2022, US$ 100 compravam 30 unidades a menos do que em 2020. Com a queda da fidelidade às marcas, empresas regionais se saíram ligeiramente melhor do que as globais. Enquanto o primeiro grupo aumentou seu CRP (Consumer Reach Points, métrica da Kantar que mensura a quantidade de de escolha de uma marca no ponto de venda) em 0,1%, o segundo retraiu em 0,2%.

Marcas mais compradas apesar da inflação

Entre as marcas mais compradas, o Top 5 permanece consistentemente forte, mas estagnado. Na América Latina, apenas uma está crescendo. Na quarta posição, a Pepsi conseguiu aumentar seu CRP em 2%. O ranking é formado por Coca-Cola (1º colocado e – 4% no CRP), Colgate (2º lugar e -1% no CRP), Bimbo (3ª posição e -7% no CRP) e Grupo Lala (5ª colocação e -2% no CRP).

O relatório Brand Footprint LATAM 2023 analisa as decisões de compra feitas pelos clientes latino-americanos. Ele abrange mais de 5 mil marcas locais e 37 mil globais, contemplando 14 mercados que retratam os hábitos de 90% da população regional. São eles:

América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá);

Argentina;

Bolívia;

Brasil;

Chile;

Colômbia;

Equador;

México;

e Peru.

Neste link é possível assistir à apresentação completa do relatório (narrado em espanhol).