O Instagram confirmou que está testando anúncios não puláveis (Ad Break) depois que capturas de tela do recurso começaram a circular nas redes sociais. Esses novos intervalos comerciais exibirão uma contagem regressiva que impede os usuários de navegarem por mais conteúdo no aplicativo até visualizarem o anúncio.
Com a mudança, a rede social pode se tornar semelhante à versão gratuita do YouTube — que exige que os usuários visualizem anúncios antes e durante a exibição dos vídeos. Isso faz sentido, já que o Instagram evoluiu ao longo dos anos para se tornar uma plataforma de compartilhamento de vídeos, com recursos como Stories e Reels, em vez de ser apenas um lugar para compartilhar fotos.
O que diz o Instagram
Ao site TechCrunch, um porta-voz da Meta disse que “Estamos sempre testando formatos que podem gerar valor para os anunciantes”. De acordo com a fonte, à medida que entenderem a nova ferramenta, o Instagram atualizará formalmente as alterações do app.
Uma postagem de acompanhamento no Reddit esclareceu que, ao clicar no ícone de informações ao lado do intervalo comercial para saber mais, aparece uma mensagem que diz: “Você está vendo um intervalo comercial. Os intervalos comerciais são uma nova maneira de ver anúncios no Instagram. Às vezes, você pode precisar visualizar um anúncio antes de continuar navegando“.
O Instagram se recusou a dizer onde os intervalos comerciais aparecem no aplicativo e se a empresa está testando o recurso globalmente.
O que os usuários acham
Como esperado, a maioria das reações dos usuários foi negativa. Algumas pessoas ameaçaram fechar o Instagram se encontrassem “intervalos comerciais” como esse, enquanto outras disseram que parariam totalmente de usar o aplicativo.
Além disso, os comentaristas questionaram se esta decisão foi motivada pela necessidade de aumentar o engajamento com os anúncios, em detrimento da experiência do usuário.
As capturas de tela, no entanto, mostram os intervalos comerciais aparecendo no Feed do aplicativo enquanto os usuários assistem a postagens de vídeos. Não está claro neste momento se os criadores do Instagram terão algum controle sobre a aparência desses anúncios.
Por enquanto, o recurso é apenas um teste, mas demonstra até que ponto a Meta está disposta a experimentar a experiência principal do usuário do aplicativo em favor do aumento das receitas publicitárias.