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Inteligência artificial para fidelização de clientes: por que usar?

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Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com esses números, é possível perceber que as organizações estão de olho nas vantagens que essa tecnologia oferece e na crescente aceitação por parte dos clientes. 

Aliás, a mesma pesquisa descobriu que 74% dos consumidores acreditam que a IA melhora a eficiência do atendimento ao cliente.

E, para que essa experiência seja positiva, é essencial que as empresas entendam quais elementos não podem faltar em um plano de ação de suporte que usa a IA. 

Entre eles, está a humanização do contato, mesmo que seja estabelecido entre um robô e uma pessoa.

Entenda o que são as estratégias de fidelização e qual é a conexão com a tecnologia de IA.

O que são estratégias de fidelização?

Todas as empresas podem e devem investir em ações de fidelização, afinal, ela impacta múltiplos resultados, como:

– aumento do ticket médio;

– aumento de faturamento;

– maior reputação;

– ampliação do número de indicações; 

– e mais.

Ou seja, fica clara a necessidade de investir em estratégias de retenção. E, nesse ponto, a pergunta que vem à mente é: o que a IA tem a ver com isso? 

Experiências positivas tendem a fidelizar compradores, enquanto as negativas afastam esses consumidores.

Voltando ao Relatório de Tendências de CX da Zendesk, os seguintes dados são observados:

72% dos clientes querem atendimento imediato;

– 73% mudarão para um concorrente após várias experiências ruins;

– mais de 50% abandonam a empresa após uma única interação insatisfatória.

Se o objetivo é a retenção dos clientes, fica clara a necessidade de oferecer um suporte rápido e eficiente, que gera uma boa experiência aos compradores. 

– captando estímulos;

– compreendendo informações;

– percebendo o meio;

– aprendendo com a experiência e as novas informações;

– usando tudo isso para tomar decisões e responder à interação iniciada. 

Por meio de um recurso de IA, uma pessoa conversa com um sistema de atendimento como se estivesse interagindo com outra pessoa.

Ferramentas de IA para atendimento ao cliente

Já a ferramenta de inteligência artificial para fidelização de clientes deve oferecer uma excelente experiência de atendimento. E isso significa estabelecer uma comunicação humanizada, fluida e natural.

Basicamente, a solução de IA deve:

– compreender um texto ou uma mensagem de voz criada pelo usuário;

– perceber sua intenção e necessidade;

– buscar uma resposta adequada;

– oferecer um retorno em linguagem natural. 

É ele que possibilita a comunicação com o bot sem que o cliente em potencial precise usar códigos de programação. Basta que ele envie uma mensagem comum.

Em outras palavras, um chatbot com IA, por meio do aprendizado de máquina, pode aprender e refinar sua comunicação a cada interação realizada. Isso torna-o mais eficiente a cada chamada

Benefícios da IA na fidelização de clientes

Na prática, aplicar as melhores práticas na fidelização de clientes na empresa propicia uma série de funcionalidades e vantagens importantes para a estratégia de fidelização, entre elas:

– disponibilidade de atendimento 24 horas por dia;

– eficiência do suporte;

– redução do tempo de espera e do tempo médio de atendimento;

– acesso a recursos de análise de dados para identificar padrões e tendências do comportamento de quem interage com o sistema;

– capacidade de personalização da experiência do cliente;

– previsão de comportamentos futuros de compradores;

– identificação de oportunidades. 

A ferramenta da Zendesk permite a criação de bots de conversa personalizáveis, ​​que fornecem  informações corretas e rápidas nos canais de mensagens. Faça uma avaliação gratuita agora mesmo.

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