De acordo com os números divulgados pelo relatório “2024 Global Digital Shopping Index: U.S. Edition,” da PYMNTS Intelligence, o número de consumidores que preferiam comprar em um e-commerce “pure player” caiu de 36% (em 2020) para 26% em no final do ano passado.
O estudo foi feito com 2.400 consumidores dos Estados Unidos para entender as tendências de comportamento dos compradores atualmente e nos últimos anos.
Isso não se deve apenas ao fato de os consumidores estarem em lockdown durante 2020. Mesmo desde 2022, mais consumidores têm escolhido comprar em lojas físicas. O estudo descobriu que, em 2022, 40% dos consumidores optaram por fazer compras em lojas sem assistência digital. No final de 2023, esse número subiu para 44%.
Dado o interesse contínuo e até crescente dos consumidores por compras em lojas físicas, os varejistas estão investindo em novas experiências dentro das lojas. Por exemplo, a empresa de móveis online Wayfair está entrando no comércio físico.
“Estamos lançando apenas algumas lojas para cada uma de nossas marcas e depois iterando para garantir que realmente acertemos antes de escalarmos, para garantir que a economia da unidade funcione como esperamos, que a lealdade do cliente que ela gera e cria, tanto online quanto offline, funcione da maneira que esperamos. Não necessariamente esperamos que acertemos logo de cara.”
Niraj Shah, CEO, Co-Presidente e Co-Fundador da Wayfair, na última teleconferência de resultados da empresa.
Lojas físicas atraentes não apenas impulsionam as vendas no local, mas também aumentam a adoção do e-commerce na região da loja.
*Com informações de PYMNTS