O Relatório de Segurança na Nuvem de 2024, publicado pela Fortinet, destaca que à medida que as organizações desenvolvem e implementam mais aplicações na nuvem, a segurança dessas plataformas se torna mais complexa.
Este ano, o estudo mostra que a segurança é uma prioridade para a maior parte das empresas e instituições ao redor do mundo. Afinal, 61% das empresas entrevistadas esperam aumentar o orçamento para segurança na nuvem nos próximos 12 meses.
Outro estudo mostra que, mundialmente, a nuvem é a melhor solução para empresas otimizarem custos e liberarem recursos. No terceiro trimestre de 2023, por exemplo, US$ 10,3 bilhões foram gerados com contratos anuais do tipo no mundo, principalmente em grandes e médias empresas.
O aumento planejado dos investimentos em segurança na nuvem gira em torno de 37%, em um esforço para proteger informações confidenciais e cumprir os padrões regulamentares do cenário orientado para a nuvem.
Preferência por ambientes híbridos e multinuvem continua
Em 2024, a maioria das organizações (78%) optou por estratégias híbridas e multicloud. Dessas organizações, 43% usam nuvem híbrida e infraestrutura local, e 35% têm uma estratégia multicloud. Estes números representam um pequeno aumento em comparação com os dois anos anteriores, quando 39% das organizações utilizavam nuvem híbrida e 33% multicloud.
Após anos de adoção acelerada, o crescimento da nuvem desacelerou à medida que o mercado amadureceu. Neste ponto, a tendência encontrou o seu fundamento e os benefícios da computação em nuvem são bem compreendidos. Empresas com necessidades de TI, que possam se beneficiar de flexibilidade e agilidade na nuvem ou que necessitem de serviços com ambientes em nuvem únicos, têm a possibilidade de concretizar os seus projetos.
Além disso, a maioria das organizações reconhece que a segurança deve ser incluída nas suas estratégias de nuvem. Os desafios de cibersegurança associados à nuvem e a necessidade de medidas de segurança mais robustas em ambientes de nuvem tornaram-se um ponto crítico face às novas ameaças baseadas em Inteligência Artificial.
Na verdade, 96% das organizações relatam estar moderadas ou extremamente preocupadas com a segurança na nuvem. Por isso, 61% dos entrevistados preveem que o orçamento para segurança na nuvem aumentará nos próximos 12 meses.
Desafios técnicos e de recursos continuam
Apesar da adoção contínua da nuvem, os desafios na implementação de segurança consistente em ambientes multinuvem permanecem. As questões de segurança e conformidade são uma das principais preocupações (56%), agindo como um obstáculo no caminho para uma adoção mais rápida de estratégias multicloud. As organizações também citam desafios técnicos (52%) e restrições de recursos (49%) como barreiras à adoção da nuvem.
Outro ponto observado foi a falta de pessoas com experiência na nuvem — 93% dos entrevistados afirmam que estão moderadamente a extremamente preocupados com esta lacuna em todo o setor.
Simplificação e automação com a abordagem de plataforma
Como os ambientes híbridos e multicloud são complexos, é difícil protegê-los. No entanto, a grande maioria das organizações (95%) afirma que uma plataforma unificada de segurança na nuvem com um único painel ajudaria a fornecer proteção de dados consistente e abrangente em toda a área de cobertura da nuvem.
Conduzido pela Cybersecurity Insiders, o relatório é baseado em uma pesquisa com 927 profissionais em todo o mundo e oferece uma visão das tendências atuais em segurança na nuvem. O conteúdo pode ser baixado na íntegra aqui.