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Investir em retail media na Amazon e Mercado Livre é prioridade para 40% das indústrias

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

De acordo com pesquisa da Enext, em parceria com a Newtail, o rápido crescimento do Retail Media no Brasil é uma realidade que movimenta bilhões no mercado nacional. O estudo envolveu mais de 60 empresas e mais de 100 entrevistas com líderes de grandes varejistas e indústrias.

A pesquisa revela que 79% das indústrias brasileiras já utilizam o Retail Media, enquanto 100% das entrevistadas consideram esse modelo uma tendência indispensável para o futuro do varejo. Entre os varejistas, 73% já adotaram o formato, com destaque para as categorias de Alimentos e Bebidas (63%) e Perfumaria, Cosméticos e Saúde (51%).

Homem organizando pacotes e investimentos para negócio online
Imagem: reprodução

Benefícios para as marcas

Segundo o IAB Brasil, a expectativa era de que até o final de 2023 fossem investidos R$ 2,6 bilhões em publicidade em marketplaces no Brasil. No cenário global, o Retail Media deve alcançar US$ 110 bilhões até 2026, superando o crescimento de investimentos em canais como Social Media e Search, conforme dados do eMarketer.

O Retail Media oferece às marcas a possibilidade de maximizar o ROI com campanhas personalizadas e de alto poder de mensuração. Cerca de 40% das indústrias destacaram o aumento da visibilidade em e-commerces e a maior precisão na avaliação dos resultados de suas campanhas como prioridades. 

Essas vantagens tornam o Retail Media uma estratégia ideal para potencializar o desempenho de produtos estratégicos, especialmente em plataformas como Amazon e Mercado Livre.

Apesar do avanço do setor, 31,3% das agências ainda não atuam com Retail Media, evidenciando um espaço significativo para crescimento e uma necessidade de qualificação no mercado. 

Cerca de 40% das agências afirmaram precisar de mais conhecimento técnico para operar de forma eficaz no segmento, apontando para a importância de treinamentos especializados e estratégias direcionadas. Porém, agências e marcas que se adaptarem a essa tendência terão uma vantagem competitiva, proporcionando uma experiência de compra mais personalizada e integrada, com maior impacto nas conversões e vendas.