Passada o período de maior recessão macroeconômica, brasileiros voltam, gradativamente, a investir em bem-estar e cuidados pessoais. A prova disso, segundo estudo Consumer Insights, da Kantar, é que a cesta de Higiene e Beleza cresceu 23% em valor e 10% em unidades no primeiro semestre do ano.
De acordo com a empresa, os produtos mais vendidos deste segmento, todos com aumento no índice de compra, são:
– Lenços umedecidos (21%)
– Protetor solar (19%)
– Pós shampoo (18%)
– Lâminas para barbear (17%)
– Papel higiênico (14%)
– Tintura para cabelos (13%)
– Desodorante (13%)
– Creme dental (13%)
– Escova dental (11%)
– Maquiagem (10%)
Entre homens e mulheres, os dados da Kantar também apresentam mudanças. Para elas, por exemplo, categorias como maquiagem, sabonetes e limpeza facial são as que mais cresceram em uso. Já para eles, produtos para barba, cuidados para cabelos e sabonetes são as prioridades.
Outra diferença em termos de preferência para ambos é o cuidado com as madeixas. Homens têm maior foco em hidratação, redução do frizz e força, utilizando mais produtos (shampoo, pós-shampoo e secadores).
Já as mulheres têm aderido aos produtos que proporcionam resultados mais naturais, como condicionadores, leave-in e máscaras de tratamento.
Os dados da Consumer Insights sobre uso de produtos de Higiene e Beleza são do Painel de Uso, que conta com entrevistas de 4mindivíduos, que representam 120 milhões de brasileiros.