Em palestra no Web Summit Rio 2024, Carolina Nucci, CEO da Women in Business, defendeu a ideia de que a bondade no ambiente de trabalho vai além de um valor moral. Segundo a especialista, atitudes gentis, quando somadas ao ambiente corporativo, se tornam uma poderosa ferramenta. Para isso, ela apresentou o conceito de “Negócios Gentis”, ou Kindness driven, filosofia que prioriza a gentileza no centro das relações.
Seja com clientes, colaboradores ou parceiros, Nucci acredita que aplicar a gentileza pode transformar o trabalho, mas reitera que isso vai além de ser legal ou educado. A verdadeira gentileza, segundo ela, se manifesta por meio de ações com atenção, empatia, honestidade, conexão e confiança.
“A gentileza se baseia também em um círculo virtuoso. Cada ação gera um efeito positivo em cadeia e, quando somos gentis, o outro se sente mais propenso a ser gentil com quem o cerca. É assim que um ambiente mais positivo e produtivo é criado para todos, inclusive no meio corporativo”, explica.
Para o mundo dos negócios, ela argumenta que quem não praticam a gentileza pode sofrer com impactos a curto, médio e longo prazos. Isso inclui, além de uma influência negativa na vida das pessoas, em ressentimentos entre funcionários, desestimulo interno, danos à reputação da empresa e até dificuldade em conquistar mais.
Benefícios do pensamento Kindness driven
Nucci elencou cinco benefícios principais do porquê adotar uma postura gentil nos negócios. Veja:
- Autogentileza: a gentileza começa com o cuidado consigo mesmo. Pessoas saudáveis e felizes são mais propensas a serem gentis com os outros;
- Empatia em foco: compreender e compartilhar os sentimentos dos outros é fundamental para construir relacionamentos autênticos e duradouros;
- Valor agregado: a gentileza gera um ambiente positivo e colaborativo, o que aumenta a produtividade, a criatividade e a retenção de talentos;
- Conexões de longo prazo: clientes e parceiros se sentem valorizados e respeitados quando tratados com gentileza, o que leva a relacionamentos duradouros e lucrativos;
- Construindo Confiança: a gentileza gera confiança, um ingrediente essencial para qualquer negócio de sucesso.
O Web Summit Rio está em sua segunda edição e acontece no Riocentro até 18 de abril. Para 2024, são esperados cerca de 30 mil visitantes, contando também com mais de 600 investidores e 1 mil startups.