Após se mostrar um canal estratégico para a empresa no último ano, quando houve um crescimento de 91% nas vendas no e-commerce frente 2020, a Lacta decidiu investir em seu site para a Páscoa de 2022, reformulando totalmente sua presença no digital e criando também um Loja 360º, que proporciona uma experiência virtual no metaverso.
De acordo com a marca, a Loja Lacta tem como foco a jornada de compra e a experiência do consumidor dentro do ambiente virtual, permitindo que o usuário tenha a melhor experiência possível. Já a Loja 360° oferece uma experiência única de navegação, que permite às pessoas ingressarem no universo da marca entrando em contato com todo o portfólio da empresa que pertence a Mondelez Brasil, além de proporcionar lançamentos dentro de um espaço online totalmente interativo.
“A Loja 360º no metaverso foi um grande sucesso no Natal, com conversão seis vezes maior do que o e-commerce tradicional. Para a Páscoa, o objetivo é evidenciar que a data não é só sobre ovos, mas sim sobre todo o portfólio de chocolates presenteáveis, incluindo trufas, caixas de bombom e tabletes, opções para todos os bolsos e perfis de shopper”, explica Theo Vieira, diretor de e-commerce da Mondelēz Brasil.
A presença no metaverso conta com jogos para tornar a experiência de compra mais divertida e interativa, como caça aos ovos, jogo da memória e um quiz que ajuda a selecionar o presente de acordo com o perfil do presenteado. Outro ponto importante são os cupons de desconto espalhados: ao finalizar o jogo da memória, comprar o produto indicado no quiz e encontrar todos os ovos na caça aos ovos, é possível ter 10% de desconto no portfólio da marca.
A responsável pelo desenvolvimento da loja foi a ByondXR, empresa pioneira em soluções no metaverso, que vem transformando o varejo por meio de uma tecnologia imersiva nas plataformas de e-commerce com a criação de ambientes virtuais que imitam lojas e showrooms da vida real.
“Em 2022 a Mondelez fortalece sua estratégia de e-commerce com foco total nas jornadas de compra, na experiência do consumidor e em posicionar o nosso portfólio na categoria de presenteáveis. Com isso, nossas maiores apostas foram um site engajador, inovações com o metaverso e proximidade com o usuário via chatbot. Estamos otimistas para oferecer a melhor experiência aos nossos consumidores e apoiá-los nas compras de Páscoa”, comenta o diretor de e-commerce da Mondelēz Brasil.
Aposta no e-commerce
O e-commerce da Lacta foi totalmente redesenhado pela Media Monkeys e Driven, incluindo um layout mais atraente e focado em facilitar a experiência do consumidor tornando o momento de compra cada vez mais agradável, além de oferecer possibilidades exclusivas como embalagens para presente que só podem ser encontradas lá.
O cuidado com o envio dos produtos também é um grande diferencial, já que as compras feitas por lá chegam em um isopor para garantir a qualidade dos produtos.
“Em 2020, com o início das medidas de isolamento, precisamos nos reinventar e criar um ambiente online para que as pessoas pudessem celebrar a Páscoa e presentear nessa data tão importante. Naquele momento o objetivo era agilidade e conectar o estoque dos varejistas ao consumidor”, explica Vieira.
Coelhinho da Páscoa como assistente virtual
Outro projeto importante da marca para a Páscoa 2022 é a volta do assistente virtual mais amado para a data: o Coelhinho da Páscoa, um canal direto e rápido no Whatsapp, onde o consumidor da marca está. Para esse ano, o chatbot criado e produzido pela Momentum, vem em uma versão 2.0 oferecendo novas funcionalidades, recomendações ainda mais personalizadas e facilitando a compra.
O assistente virtual tem o objetivo de facilitar a experiência do consumidor via WhatsApp, realizada nos ambientes mobile e site. Uma das principais funcionalidades do Coelhinho é ajudar o usuário a escolher o presente de Páscoa. Por meio de perguntas como “o que você quer que o chocolate diga por você?” e “se essa pessoa fosse um chocolate, qual seria?”, o bot faz uma recomendação de produto e já direciona para o link de finalização da compra, além de ter a função de atendimento ao cliente para tirar dúvidas e acompanhar pedidos já feitos.
Uma das funcionalidades do Coelhinho de Lacta para essa Páscoa é a possibilidade de fazer um Amigo Chocolate – brincadeira de amigo secreto e presenteada apenas com chocolate. Os usuários poderão criar um grupo de amigo secreto e enviar um link de convite para os participantes e o coelhinho auxilia com indicação de chocolates favoritos e sorteio automático. Após a compra o consumidor terá opção de receber o produto em casa ou que seja entregue diretamente para o sorteado, no endereço predeterminado.
Leia também: Varejo deverá faturar R$ 2,16 bilhões com a Páscoa de 2022, aponta CNC