Queit Zunino, CIO Craft participa do Congresso Indústria Digital 2024, trazendo novas maneiras de transformar e estruturar as empresas frente ao crescimento da tecnologia e a logística internacional.
Zunino conta a trajetória da empresa que, durante a pandemia, enfrentou um ponto de inflexão e precisou reestruturar suas operações e visão empresarial para o futuro a longo prazo. A executiva faz uma recomendação direta: é preciso focar no básico.
“Não queremos um crescimento empurrado, mas sim puxado”, esclarece a CIO.
Uma estratégia não existe seguindo um princípio de certeza. De acordo com a executiva, para que uma estratégia e tecnologias sejam produtivas é essencial que os times e as empresas estejam em constante movimento para adaptar os processos segundo a necessidade.
Através da tecnologia é possível construir pontes – e também portos para o futuro, como diz a executiva. Para falar sobre o futuro, não basta olhar para o momento, é preciso analisar o que está acontecendo no mundo.
“Hoje, estratégias de 5 ou 10 anos não são possíveis mais, elas precisam ser constantemente revisitadas”, declara.
No caso de supply chain as principais tendências, de acordo com o Future Today Institute, que terão um impacto significativo no mercado são: inteligência artificial (em aproximadamente 2 anos), mobilidade, gestão tech e administração do clima.
Segundo a Gartner, até 2027, 47% dos clientes serão IA customer, isso significa que para além dos assistentes virtuais das empresas, cada consumidor terá o seu. Em alguns anos, as interações acontecerão entre dois chatbots.
“A visão de futuro é construída, e evolui, com base em novos aprendizados”, finaliza Zunino.