“Com o uso da inteligência artificial generativa, vamos levar a experiência de atendimento a um novo patamar”. A frase de André Fatala, vice-presidente responsável pela área de tecnologia do Magalu, foi durante o segundo dia do Fórum E-Commerce Brasil 2023. No palco Tecnologia, ele apresentou de forma inédita uma versão própria de IA generativa.
Desenvolvida pelo Luizalabs, em parceria com o Google, a inovação será o cérebro da Lu, influenciadora digital da empresa. Ela será usada para fazer sugestões dos produtos mais adequados às necessidades de cada cliente e para responder às dúvidas nos canais de atendimento.
“A Lu vai recomendar produtos com base nas necessidades e preferências de cada cliente, como o melhor smartphone com base na duração da bateria, o preço ou na resistência da tela. As recomendações são geradas automaticamente, com base nas informações de catálogo, blog da Lu, reviews, SAC, logs de atendimento humano, manuais e PDF, algoritmos recomendados, entre outras inteligências”, explica Fatala. O executivo contou com apoio de Robson Santos, gerente de P&D Magalu, durante a apresentação no palco do evento.
Serviço estará disponível em breve
A plataforma que apresentou mais sinergia com as expectativas foi a do Google Cloud. A chamada Vertex IA é usada para trabalhar com a parte generativa e, aliada a ela, o Dialog Flow cria os fluxos da conversação. Em fase final de testes, a expectativa é que o serviço esteja disponível em poucos meses.
“A IA generativa da Lu também dá informações sobre status de pedidos, confirmações de entrega, disponibilidade de estoque de um produto e registra reclamações. A cada atualização e conversas realizadas, o uso da IA generativa deve deixar as conversas entre a Lu e os clientes mais descontraída, permitindo aprofundar nos assuntos”, finaliza Fatala.
Expectativa para os próximos meses
– Criação de base para fine tunning durante a Black Friday 2023;
– Utilização do modelo em tempo real para aprendizado com supervisão humanizada;
– Aplicar a experiência para todo o catálogo da plataforma;
– Aplicação do modelo para atendimento em todos os canais (Twitter, Instagram, Facebook e etc).