A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil, foi apontada pela consultoria espanhola Merco, pelo quinto ano seguido, como a líder de negócio com melhor reputação no Brasil.
Leia também: Alta do preço do frete deve impactar desempenho de Magalu, Americanas e Via
“Com muita emoção e responsabilidade, agradeço a cada um que votou em mim. Podem ter certeza de que meu compromisso com o certo, com a reputação e com o Brasil continua ainda muito mais forte, principalmente depois da quinta vez sendo eleita a líder de melhor reputação do país”, diz Luiza Trajano.
Na segunda colocação do ranking deste ano está Jorge Paulo Lemann, da 3G Capital. Ele é seguido por Fábio Coelho, do Google; Frederico Trajano, também do Magazine Luiza; Arthur Grynbaum, do Grupo Boticário; Jean Jereissati, da Ambev; Paula Bellizia, da Ebanx; João Paulo Ferreira, da Natura; Roberto Setubal, do Itaú Unibanco; e Cristina Junqueira, da Nunbank.
O monitor corporativo da Merco é referência na América Latina e Espanha, onde vem avaliando a reputação das empresas desde 2000. A metodologia da pesquisa inclui cinco ondas de avaliação, com 16 diferentes grupos e fontes de informação.
Mãe e filho
Pela terceira vez na história do ranking, em todo o mundo, duas pessoas da mesma empresa aparecem entre os Top Ten. Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza e filho de Luiza Trajano, saltou da 7ª posição no ano passado para a 4ª no ranking atual.
Luiza Trajano, sobrinha dos fundadores do Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato e Pelegrino Donato, começou a trabalhar na empresa aos 12 anos, passando por todos os departamentos, da cobrança à gerência, das vendas à direção comercial. Em 1991 assumiu a superintendência da empresa e foi responsável pelo salto de inovação e crescimento que colocou o Magazine Luiza, nas décadas seguintes, entre as maiores varejistas do Brasil.
Leia também: Vendas no e-commerce registram alta de 20,56% em janeiro de 2022
Durante seus 25 à frente da operação, o Magazine Luiza expandiu as lojas para diversas localidades, como São Paulo e a região Nordeste, além de ter aberto capital na Bolsa de Valores. No início de 2016, Luiza Trajano assumiu o posto de presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.
Em 2013, a empresária criou, juntamente com outras lideranças femininas, o Grupo Mulheres do Brasil, que hoje reúne cerca de 100 mil participantes no país e também no exterior. Luiza também é uma das fundadoras do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e atua como conselheira em diversas empresas.
Fonte: Mercado & Consumo