Logo E-Commerce Brasil

Mais Correios: atuação terceirizada visa escalabilidade e eficiência

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

Recentemente, os Correios lançaram oficialmente o Mais Correios, marketplace próprio que combina a infraestrutura logística da estatal com parcerias operacionais. Com estratégia digital voltada à ampliação do acesso ao e-commerce, a iniciativa busca transformar a alta recorrência de acessos aos canais digitais dos Correios em um ambiente de consumo. Uma parte importante disso é a terceirização dos processos.

Dois homens brancos apertam as mãos em frente a uma van amarela escrito Mais Correios.
Luiz Pavão, CEO Brasil da Infracommerce, e o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos (Imagem: Divulgação/Correios)

A plataforma nasce com mais de 500 mil produtos organizados em 25 categorias e aposta na capilaridade física — com presença em todos os municípios brasileiros.

Um dos parceiros da operação é o ANYMARKET, que assume o papel de integrador oficial do novo marketplace. A empresa atua como hub para sellers interessados em operar no Mais Correios, facilitando o processo de entrada, gestão e sincronização com outros canais de venda.

“O Mais Correios nasce com audiência qualificada desde o primeiro clique. São milhões de acessos diários aos canais digitais da estatal, especialmente em buscas por rastreamento, que agora se tornam oportunidades reais de conversão”, afirma Victor Eduardo Cobo, CEO do ANYMARKET.

Estrutura operacional e parceiros

A gestão da plataforma foi terceirizada para empresas especializadas no setor. São elas:

  • Infracommerce: orquestração da operação;
  • Conecta Lá: administra o Seller Center, ambiente de controle das lojas;
  • VTEX: fornece a infraestrutura tecnológica;
  • ANYMARKET: integração dos sellers ao ecossistema.

Segundo Cobo, a escolha por parceiros com atuação consolidada visa garantir escalabilidade, eficiência e experiência fluida tanto para lojistas quanto para consumidores.

Faseamento e estratégia

A ativação da plataforma foi realizada em etapas. Em um primeiro momento, os próprios colaboradores dos Correios foram incentivados a comprar no marketplace como parte de uma estratégia de endomarketing. A abertura ao público geral ocorre na sequência, com foco em pequenos e médios lojistas.

O projeto também prevê um modelo de curadoria e verificação dos vendedores, com o objetivo de garantir uma experiência de compra segura e transparente.

Entre os recursos oferecidos pela integração estão:

  • Cotação de frete diretamente com os Correios;
  • Sincronização automática de anúncios e pedidos;
  • Integração com múltiplos marketplaces a partir de um único ambiente;
  • Funcionalidades nativas e APIs abertas para automações operacionais.