Segundo levantamento da Nuvemshop, as pequenas e médias empresas responderam pela venda a mais de 4 milhões de consumidores em todo o Brasil no primeiro semestre de 2023. Este número representa um crescimento de aproximadamente 46% ante o mesmo período do ano anterior.
Interessante saber que mais da metade deste total realizou a compra online pela primeira vez. Nos primeiros seis meses do ano, as PMEs online faturaram mais de R$ 1,5 bilhão, segundo a pesquisa. “As PMEs online costumam ter perfis em redes sociais, o que contribui para a democratização do acesso a produtos em todo o país,” disse Marcela Orlandi, head de sucesso do cliente na Nuvemshop.
Pagamentos e plataformas de compras das PMEs
Os pedidos pagos via Pix aumentaram significativamente no segundo semestre de 2023. De acordo com um levantamento, o Pix representou 35% do total de meios de pagamentos utilizados, enquanto no mesmo período de 2022, a participação foi de apenas 16,5%. O cartão de crédito ainda é a opção preferida pelos brasileiros, com uma participação de 50%.
Também vale destacar que a utilização de dispositivos móveis para compras online segue em crescimento no país (+2%) ante o mesmo período do ano anterior. “Devido à tendência de acessos em dispositivos móveis, recomendamos que os empreendedores tenham sites responsivos e pensados também para consumidores que acessam pelo celular. Dessa forma, eles permanecerão mais no site e terão boa visibilidade de produtos, além de finalizar facilmente a compra”, finaliza.