Valorizando a troca de experiências, o empreendedorismo e principalmente o fomento do e-commerce, o 5º Congresso Rio Grande do Sul toma forma. Contando com a participação de diferentes segmentos do varejo e empresas para um dia repleto de conhecimento.
Ressaltando a importância do afeto durante uma jornada de compra e especialmente na comunicação com os consumidores, a Criamigos é uma das marcas convidadas ao auditório ECBR.
Em uma prévia ao E-Commerce Brasil, a companhia, que cria muito mais do que pelúcias, respondeu algumas curiosidades sobre seu modelo de negócios e deu dicas aos empreendedores. No dia do evento (14/11), Natiele Krassmann e Veronicah Sella, co-fundadoras da Criamigos, serão responsáveis por apresentarem o modelo de negócios da empresa.
Uma marca com coração
Inspirada em uma memória afetiva, a marca Criamigos surgiu através do vínculo de Krassmann com sua avó paterna, que costurava bonecas de croché e realizava a cerimônia do coração. Hoje em dia, nas lojas, este é o momento em que um laço mais profundo entre o cliente e a pelúcia é desenvolvido.
“Nós temos que comunicar o vínculo, o afeto, a geração de memórias e o quanto a Criamigos pode participar da vida de seus consumidores em diferentes momentos da vida, sendo ele criança, adulto ou idoso”, reiteram as fundadoras.
Ademais, a organização destaca o momento da pandemia como um precursor de desafios e oportunidades. Durante este período, o posicionamento da marca foi extremamente significativo para reforçar o vínculo com as crianças, assim como as memórias afetivas familiares.
Sella e Krassmann ainda detalham: “tudo isso através da personalização, do faça você mesmo e do diferencial de customização que a marca oferece”.
Outro ponto chave para o sucesso da empresa é a comunicação. Nas palavras das sócias: “acreditamos que a Criamigos é para todas as crianças, inclusive as que já cresceram. Somos uma marca infantil, porém não infantilizada, e isso faz toda a diferença.”
Confira abaixo a entrevista completa
1. Como foi o começo da trajetória da Criamigos e de onde veio a inspiração para o desenvolvimento da empresa?
A inspiração para a criação da Criamigos veio de uma memória afetiva da Natiele com a sua avó paterna, que fazia bonecas de croché e tinha toda a cerimônia do coração. Juntou-se essa memória afetiva com uma visita a um modelo de negócios fora do Brasil, através de uma viagem de imersão de negócios que a Natiele e Veronicah fizeram pra NRF, no ano de 2015. A partir daí, começou o desenvolvimento da empresa e em trazer esse modelo de negócios inovador num formato bastante emocionante e que cuidava do percurso de compra.
2. O período pós pandemia apresentou alguma mudança, positiva ou negativa, para a Criamigos? Houve impacto nas lojas físicas da marca?
A pandemia como um todo teve um ar positivo de oportunidades para a marca Criamigos, onde conseguimos nos posicionar como vínculo da criança com os brinquedos e como memórias afetivas familiares. Com isso, nossas vendas online cresceram bastante nessa época, nós tivemos excelentes oportunidades de negociações com Shoppings Centers, que fez com que os franqueados que estavam dispostos a investir em meio a essa turbulência ganharam muitas vantagens de negociação.
3. Considerando que o maior público da Criamigos são crianças, como acontece a divulgação das ações da empresa? Há alguma comunicação direcionada aos responsáveis pelas crianças?
Acreditamos que a Criamigos é para todas as crianças, inclusive as que já cresceram. Tomamos muito cuidado com a comunicação da empresa porque somos uma marca infantil, porém não infantilizada, e isso faz toda a diferença. Nós temos que comunicar o vínculo, o afeto, a geração de memórias e o quanto a Criamigos pode participar da vida de seus consumidores em diferentes momentos da vida, sendo ele criança, adulto ou idoso. Tudo isso através da personalização, do faça você mesmo e do diferencial de customização que a marca oferece.
4. Como o processo de criação das pelúcias, que é tão lúdico dentro da loja física, foi transformado para o e-commerce? Há alguma ferramenta diferente aplicada ao digital?
Não, hoje nosso e-commerce é uma presença digital no varejo, então vendemos os produtos e ele se comporta muito como recompra da marca. Nossos consumidores vivem a experiência nas lojas físicas e nosso e-commerce acaba sendo uma extensão da experiência para recompra. Temos um braço digital muito forte no Youtube que é o Clubinho Criamigos, que é uma série/ desenho animado musical que alterna músicas autorais e músicas de domínio público com bastante memórias afetivas dos pais, muito no intuito de estar presente na vida dos nossos consumidores cada vez mais. Por isso olhamos para as ferramentas digitais como forma de aumentar esse vínculo.
5. Considerando a competitividade dentro do setor de brinquedos, como a Criamigos se diferencia das outras marcas do segmento? Há alguma estratégia específica desenhada para a categoria?
O mercado de brinquedos cresce a cada ano no país, acompanhamos os números desde 2016, ano da nossa inauguração, e vemos que as crianças estão no centro da tomada de decisão das famílias, então cada vez mais o consumo das famílias se dá inicialmente com preferência no desejo das crianças. Então a nossa estratégia é demonstrar o diferencial que a nossa marca oferece. Sempre falamos que não é o que vendemos e sim como vendemos, já que o urso de pelúcia existe desde a época dos nossos avós. Mas o urso personalizado, que a criança monta na própria loja, coloca o coração e faz um pedido, é o nosso maior diferencial.
6. Pensando nos empreendedores que estão começando, há alguma dica ou conselho sobre como ingressar nesse mercado?
Nossa maior dica é que sejam atentos aos detalhes. Seja qual for o modelo de negócios, tem como colocar o encantamento, tem como fazer um diferencial competitivo além do básico.
7. Quais são as expectativas para os próximos anos, já existem projetos, estratégias ou planos em andamento?
Sim, estamos em construção do Mundo Criamigos, que vai ser o primeiro hotel temático infantil do Brasil, que será inaugurado em junho de 2024 em Gramado. Ele é um complexo de entretenimento onde tem diversas atividades familiares para gerar conexão e memórias afetivas a longo prazo. Seguindo na mesma estratégia de continuar presente na vida dos consumidores, aumentando nossos fãs e olhando para continuidade da marca. Por exemplo, a pessoa vive a experiência em uma das lojas pelo Brasil, ela poderá ir no complexo de entretenimento da Criamigos, se hospedar no hotel temático da marca e dessa forma vamos aumentando nossa comunidade de fãs.
Temos o clubinho Criamigos que possui seis personagens, então olhamos muito para em um futuro breve trabalhar o licenciamento com eles e está cada vez mais próximo na vida de nossos consumidores.
Para saber mais sobre a trajetória do e-commerce, e como as marcas se diferenciam dentro desse universo, participe da 5ª edição do Congresso Rio Grande do Sul 2023 no dia 14 de novembro no Barra Shopping Sul.