Logo E-Commerce Brasil

‘Maquinona’ do iFood Pago gera aumento de 7% nas vendas integrando salão do restaurante com pedidos do app

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A ‘Maquinona’ do iFood Pago já é responsável por um aumento médio de 7% nas vendas nos restaurantes parceiros que utilizam o dispositivo. Desenvolvido com tecnologia da Adyen, líder global em pagamentos para grandes empresas, o terminal permite a integração dos pedidos feitos no salão do restaurante e no aplicativo do iFood, tornando-se uma vantagem competitiva para os estabelecimentos.

“Como especialista no universo da alimentação, o iFood Pago cria soluções dedicadas a atender as necessidades reais e as dores específicas deste tipo de negócio, apoiando e impulsionando o crescimento do restaurante parceiro. Por meio da ‘Maquinona’, após autorização do cliente, capturamos as informações no salão, agregamos às presentes no aplicativo do iFood, e desta forma, fornecemos aos restaurantes parceiros insights de maneira agrupada, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, explica Thais Redondo, Diretora de Pagamentos do iFood Pago.

A integração dos dados dos canais de venda também permite a personalização do atendimento e compreensão do comportamento de um grupo de clientes. “A referência é instantânea e efetivada por meio do terminal de pagamento, que converte os dados em tokens e criptografa as informações, aumentando a segurança das transações e reduzindo os riscos de fraude. Com a unificação dos diferentes canais, os restaurantes podem acompanhar o comportamento de compra e entender as preferências dos clientes com mais assertividade. Isso contribui para a oferta personalizada e fidelização do consumidor”, afirma Maria Isabel Noronha, VP de Atendimento ao Cliente da Adyen América Latina. 

Por meio da ‘Maquinona’, os restaurantes podem criar benefícios personalizados, estratégias de marketing e relacionamento para fidelização do cliente. Os dados também ajudam na tomada de decisões de negócios, como a indicação da oferta de novos meios de pagamentos, ajustes no horário de funcionamento, inclusão de pratos no cardápio e localização de novas unidades.

Seguindo as regras da LGPD, os dados  são oferecidos somente caso o cliente opte pelo recebimento de comunicações que contenham ofertas e benefícios personalizados e inclua o número de telefone na ‘Maquinona’ do iFood Pago para se cadastrar durante o primeiro pagamento no ambiente físico do restaurante.

O  banco do ecossistema dos restaurantes, iFood Pago, que foi lançado em junho de 2024, transaciona cerca de R$ 70 bilhões de GMV (Volume Bruto de Mercadorias) por ano, conta com 140 mil restaurantes cadastrados na plataforma e está presente em mais de 1.600 cidades. Até março de 2025, a expectativa é que toda a operação do iFood Pago alcance receita de R$ 1 bilhão, além disso, que 50 mil restaurantes estejam operando com a ‘Maquinona’. 

Desde 2017, a Adyen processa pagamentos do aplicativo do iFood, sendo que a empresa é a adquirente atual desta tecnologia e oferece a expertise necessárias para esse projeto do iFood Pago, graças à tecnologia unificada omnichannel. O iFood Pago escolheu a Adyen para este projeto devido à robustez e flexibilidade de sua plataforma, aliada à disponibilidade em incorporar inovações de impacto e experiência na aplicação de inteligência artificial para otimização do processamento dos pagamentos, com melhores taxas de aprovação das transações. 

A Adyen processou mais de US$ 1 trilhão em pagamentos no mundo, em 2023. No Brasil, há mais de 10 anos, a adquirente mantém o pioneirismo ao trazer tecnologias de impacto para mercado, como a disponibilização do Pix no e-commerce desde 2020, carteiras digitais, 3DS, Data Only, token de bandeira e, este ano, o Click to Pay.  “Estamos constantemente nos desenvolvendo para estarmos à frente da inovação, oferecendo uma tecnologia de alta performance para as empresas e seus consumidores. Nossa expertise global e conhecimento local nos permite viabilizar grandes projetos, como o que desenvolvemos em parceria com o iFood Pago, e soluções exclusivas aos clientes em todas as regiões”, complementa a executiva da Adyen.