default
Publicidade: default

Marketing de influência cresce no Brasil e impulsiona estratégias no TikTok, Instagram e YouTube

default
Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O marketing de influência segue em expansão global e deve atingir US$ 31,2 bilhões até 2027, um crescimento de 57% em relação a 2024, segundo o relatório “Estado do Marketing de Influência no Brasil 2025”, divulgado pelo HypeAuditor em parceria com a ESPM.

default
Descubra como o marketing de influência pode impulsionar suas vendas, ampliar o reconhecimento da marca e criar conexões autênticas com seu público através de estratégias eficazes e parcerias bem planejadas.

Mesmo com desafios orçamentários, as marcas continuam investindo na área, mas agora com foco maior em conversões e retorno sobre investimento (ROI), além de visibilidade e engajamento.

Brasil é lider de influencers

O Brasil ultrapassou EUA e Índia e se tornou o país com mais influenciadores ativos, com 3,8 milhões de criadores, o que representa 15% do total global.

“A diversidade cultural e digital do Brasil impulsiona um ecossistema dinâmico de influenciadores, permitindo às marcas segmentarem públicos de forma estratégica”, explica Maria Marques, gerente de marketing Latam do HypeAuditor.

Instagram lidera estratégia

O Instagram segue como a principal plataforma para parcerias com criadores de conteúdo, com 90% das marcas planejando aumentar sua presença em 2025.

Entre os nichos que mais cresceram na rede social em 2024, destaque para alimentação saudável (+17,1%), alimentos sem glúten (+16,8%) e comida orgânica (+16,1%), refletindo o interesse crescente por bem-estar e hábitos alimentares sustentáveis.

Do micro ao nanoinfluenciadores

Criadores com menos de 10 mil seguidores representam 82,3% dos perfis no Instagram, 84,6% no TikTok e 69,6% no YouTube.

Essa categoria se destaca pelo alto engajamento, com taxas médias de 1,5% no Instagram e 9,2% no TikTok, permitindo que marcas alcancem nichos específicos com maior autenticidade.

SHEIN brasileira faz sucesso

A SHEIN lidera entre as marcas mais citadas no Instagram (37,2 mil menções, +22% vs. 2024) e TikTok (37,3 mil menções), reforçando sua influência no setor de fast fashion pelo quarto ano consecutivo.

No Instagram, a marca é seguida por Growth Supplements (33k menções) e emissoras como TV Globo (32,7k menções) e SBT (21,2k menções). Já no TikTok, o segmento de beleza se destaca, com O Boticário (16,7k menções), Salon Line (14,2k) e Avon Brasil (8k) impulsionados por tendências como “Get Ready With Me” (GRWM) e resenhas de produtos.

TikTok tem maior engajamento

O TikTok se tornou a plataforma de mídia social com maior crescimento em 2024, atingindo 100 milhões de usuários ativos no Brasil.

A rede tem forte presença entre jovens, com dois terços dos usuários abaixo dos 24 anos, sendo 61% mulheres. Além disso, influenciadores no TikTok apresentam um engajamento médio de 8,3%, bem acima do 1,3% do Instagram.

YouTube é utilizado para pesquisar

Com 55% dos usuários da internet utilizando vídeos para pesquisar produtos antes de comprar, o YouTube se tornou a segunda plataforma de busca mais popular do mundo.

No Brasil, 63% dos usuários têm entre 18 e 34 anos, mas a rede atrai também consumidores acima dos 45 anos. Os temas mais populares incluem música, filmes, humor, política, saúde e dicas práticas.

Publicidade: default