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Marketplace de nicho é oportunidade para promover saúde integral no Brasil

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mulher de cabelo cacheado e óculos olhando e sorrindo para tela do computador
Imagem: reprodução

Um dos modelos de negócio que mais crescem no Brasil, os Marketplaces foram responsáveis por 32% das vendas online no primeiro semestre de 2023, de acordo com a GfK, empresa de estudos para mercado. Para quem vende online, engajar parte de suas vendas nesse ambiente é um movimento estratégico. 

Dentro desse universo, os marketplaces de nicho se destacam por vender produtos de um determinado segmento, como eletrônicos, vestuário, saúde, beleza e bem-estar.  A BemCare, especializada em produtos para pessoas com restrição de mobilidade, especialmente idosos, optou por um marketplace de nicho pensando em atingir um público maior no contexto de saúde integral.  

Entre os produtos comercializados pela BemCare, cadeira de rodas comum e de banho, além de andadores tracionais e modelos com rodinhas são os produtos mais buscados. “Em relação aos idosos, é um público que tem uma certa resistência em utilizar uma bengala, um andador, porque associa esse acessório a estar doente. Mas na verdade, esse produto é para a saúde e bem-estar dele. Então, esse também é um trabalho de conscientização com os nossos clientes”, diz Alexandre Souza, gerente comercial da BemCare, loja parceira da RD Saúde Marketplace desde março de 2024. 

Especializado em saúde, bem-estar e beleza, a RD Saúde Marketplace leva para o ambiente digital a proposta de trabalhar a saúde de forma integral. A variedade neste canal de venda é maior do que a encontrada nas farmácias – vai desde produtos de cuidados com a pele, perfumes e maquiagem até itens para o cuidado dos bebês, suplementos vitamínicos e acessórios para a academia. 

Líder no varejo farmacêutico com as redes Raia e Drogasil, a RD Saúde tem o compromisso público de contribuir para um futuro mais saudável e procura levar esse conceito de tratamento e bem-estar 360º para o e-commerce, que cresce ano a ano no Brasil e prevê faturar R$ 205 bilhões em 2024, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). “No Marketplace, tentamos disseminar para os clientes a proposta de que é possível cuidar da saúde de forma descomplicada e mais acessível. Por isso, buscamos parceiros que estejam alinhados com nossos objetivos”, diz Maressa Fernandes, gerente do Marketplace da RD Saúde.  

Fernandes destaca que existe uma operação por trás da diversificação de produtos no site, mas o compromisso de promover saúde integral sempre norteia o processo. “A empresa prepara o time para cadastrar os produtos, faz análise de mercado das categorias dos itens, analisa caso a caso para entender o quanto o seller tem fit com a plataforma, sempre buscando oferecer ao cliente a solução completa”, conclui.  

A loja TikTok Baby é outra parceira da RD Saúde Marketplace e contribui para aumentar a oferta de produtos voltados para bebês e crianças. “A gente sempre prioriza oferecer aos clientes os produtos de mais qualidade, porque é um momento delicado para os pais e os bebês que precisam do melhor carinho e atenção possível”, conta Jonas Felix Neto, CEO da TikTok Baby.  

Seller da RD Saúde há um ano, a TikTok Baby investe em uma linha de produtos com preços variados. A empresa segue as estratégias sugeridas pelo Marketplace da RD Saúde tanto para potencializar a venda de itens mais baratos, como pratinhos e mamadeiras, até carrinhos de bebê.  

Desde a infância até as faixas etárias mais idosas, passando por cuidados com a pele, cabelo, saúde mental e autoestima, o cuidado integral com o bem-estar traz benefícios individuais e coletivos. O espaço digital voltado para a saúde integral pode ser uma boa oportunidade não apenas para fechar bons negócios, mas também para disseminar conceitos que melhorem a vida de quem compra e de quem vende.