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Marketplace de nicho é aposta para aumentar visibilidade dos lojistas e de seus produtos

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Marketplace

O faturamento do e-commerce no Brasil cresceu exponencialmente em 2021: a alta foi de 48,41% na comparação com 2020. Neste mesmo período, as vendas do e-commerce em todo o país também cresceram 35,36%Marketplace de nicho é aposta para aumentar visibilidade dos lojistas e de seus produtos

O modelo de negócio em formato de marketplace surgiu no Brasil em 2012 e cresceu exponencialmente na última década com o avanço da tecnologia. Segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital – Camara-e.net, o faturamento do e-commerce no Brasil cresceu exponencialmente em 2021: a alta foi de 48,41% na comparação com 2020. Neste mesmo período, as vendas do e-commerce em todo o país também cresceram 35,36%.

Para marcas que querem incrementar vendas e ganhar maior visibilidade, o marketplace é hoje uma excelente opção para os negócios. Por tratar-se de uma espécie de shopping virtual, o marketplace é um grande aliado do consumo pela internet. Além de passar maior credibilidade e confiança no momento da decisão de compra, tem um papel fundamental na oferta de produtos para o cliente por possuir uma quantidade vasta e maior variedade de itens.

Marketplace de nicho

O marketplace de nicho é aquele que foca em uma categoria específica de produtos e serviços. Trata-se da plataforma onde o consumidor sabe exatamente o que vai procurar, o que permite ao seller conquistar um público mais segmentado e oferecer produtos que atendam a necessidade do consumidor. A RD Marketplace, da RaiaDrogasil, é um exemplo de marketplace de nicho, especializado e focado em produtos de saúde, bem-estar e beleza. Com mais de 150 mil SKUs exclusivos para o cuidado da saúde integral, o leque de produtos vai de produtos para pele, cosméticos até puericultura, pensando em uma saúde 360º. A companhia Raia Drogasil, que é líder no mercado, tem como meta se tornar aquela que mais contribui para uma sociedade saudável no Brasil até 2030.

O marketplace da RaiaDrogasil ainda promete aos sellers o apoio de times especializados que vão acompanhá-los em todo o processo, desde o início da ativação na plataforma até o desenvolvimento planejado pelo time comercial.

Sendo assim, tanto no marketplace generalista ou no segmentado por nicho, para os sellers é importante compreender e acompanhar as mudanças dos hábitos dos consumidores, sobretudo após a pandemia de coronavírus, que levou muito mais compradores para o ambiente digital. Todo o processo de compra – da pesquisa à finalização – está cada vez mais digital.

Investir nas vendas virtuais para atender às necessidades do público é uma estratégia de negócios.

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