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Marketplace Zeca: como a aplicação de GenAI auxilia no impulsionamento das vendas B2B

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Laerte de Souza Junior subiu no palco da plenária Tecnologia do Fórum E-Commerce Brasil 2023, no dia 26 de julho, para mostrar como montou uma solução com uso de Inteligência Artificial e alcançou eficiência em atividades-chave de cotação/recomendação e tráfego no marketplace Zeca. O fundador da empresa revela que hoje alcançam 86% de acerto na identificação do produto, principalmente se for texto ou áudio, com uma redução de 50% no tempo de resposta ao vendedor.

Palestrante masculino sobre palco do Fórum E-Commerce Brasil 2023
Durante a palestra, Laerte detalha como funciona na prática o uso da ferramenta que conta com interpretação de áudio, texto e PDF, assim como uma cotação baseada em comportamentos de compras anteriores

“O Zeca é um copiloto de vendas para WhatsApp, que basicamente por meio da tecnologia fornece cotações mais ágil e eficiente, com isso resultando em mais vendas. Afinal, com recomendações mais precisas aumentamos comprovadamente os resultados”, explica Laerte.

O fundador da empresa confirma que cerca de 65% do tempo dos operadores de vendas (inside e field sales) são ocupados com atividades não relacionadas à venda, implicando que 57% dos vendedores não atingem suas metas.

“Nos últimos anos o WhatsApp é a ferramenta mais utilizada entre comprador e vendedor, então procuramos personalizar essa conversa no aplicativo. Isso porque sabemos que os compradores, principalmente os pequenos, sofrem demais com essa falta de tempo na hora de pedir uma mercadoria”, analisa Laerte.

Positivação de clientes e mix de produtos

Durante a palestra, Laerte detalha como funciona na prática o uso da ferramenta que conta com interpretação de áudio, texto e PDF, assim como uma cotação baseada em comportamentos de compras anteriores. Com o pedido, a Inteligência Artificial retorna com a cotação do produto solicitado em minutos.

“A gente recebe uma mensagem e a plataforma identifica no catálogo quais as opções do produto solicitado. O processo vai do catálogo de produtos, passando por Data Pipeline, Embedding Model e Vector Database. Quando recebemos uma demanda, vamos interpretar quais outros produtos fazem sentido para dar uma resposta ao cliente. Com isso conseguimos filtrar os produtos de forma mais eficiente. E as tags também ajudam a limpar os produtos que não são de interesse, o que elimina alguns produtos. Se mesmo assim aparecer dois produtos, vamos eliminar um por questão de estoque e promoção, assim como histórico do cliente, do segmento ou da indústria”, confidencia Larte.

“Assim chegamos em uma recomendação única, porém plugada em uma machine leaning conectada com a inteligência para recomendar outros produtos que fazem parte do contexto daquele pedido. Por exemplo, se ele pede uma salsicha para cachorro quente, recomendamos com uso da tecnologia uma maionese. Por fim, usamos um propent para retornar ao comprador com a cotação e recomendação”, completa Laerte.

Recomendações personalizadas como diferencial

“Na plataforma conseguimos identificar os detalhes dos clientes baseado em frequência, valor e performance. Isso aumenta em 33% a venda de ofertas promocionais. Por isso, permita que a GenAi aumente suas vendas. Muito mais que sequestrar o emprego dos outros, queremos dar mais valor de venda ao mercado e que todos cresçam juntos”, finaliza Laerte, fundador da Zeca que já atendeu empresas como Aurora, Pamplona, Cunhapan, Burguer Foods, Copapel, Tirol, entre outros.