Um levantamento recente, batizado de “2022 B2B Digital Buyers’ Journey: Forces Shaping the Future of Enterprise Procurement”, revela a força dos marketplaces no processo de aquisição de softwares empresariais. Ele também reforça o crescimento dessas plataformas, que têm facilitado a gestão de empresas de diversos segmentos da indústria pelo mundo.
Realizada pela Futurum Research e patrocinada pela SAP, a pesquisa contou com aproximadamente 1 mil pessoas, sendo 100 delas do Brasil. Entre elas, estavam tomadores de decisão globais, compradores de software e líderes de TI. São profissionais que trabalham para empresas de nove grandes indústrias com porte entre 500 e mais de 50 mil funcionários no Brasil, América do Norte, Reino Unido, Alemanha, França e China.
Mudança no modelo de negócios
No Brasil, um dos resultados mais significativos da pesquisa foi que 84,3% das empresas mudaram seu modelo de negócios nos últimos dois anos. Isso ocorreu após ajustarem sua abordagem de compras de softwares corporativos — dessas empresas, 58,7% fizeram esse movimento de forma significativa. Esse impacto nos negócios tem a qualidade dos produtos diretamente ligada, pois 46,3% afirmam que frequentemente nos últimos dois anos o seu processo de aquisição opera com a mesma eficiência.
De acordo com a pesquisa, o tipo de software utilizado para a realização de compras nas empresas muda de acordo com as necessidades do negócio. Neste caso, 73,9% disseram que usam algum marketplace digital no processo de compras e 21% consideram utilizar a tecnologia no futuro próximo.
Como mostra o estudo, ainda há muito espaço de crescimento para esse segmento. Afinal, 38,4% afirmam que usam pela primeira vez um marketplace digital quando estão analisando soluções e fornecedores de softwares. Na outra mão, 31,3% usam essas plataformas de forma experimental, monitorando seu uso por outras empresas para entender as opções disponíveis no mercado, antes de escolher a melhor para as suas necessidades.
Recorte do Brasil na pesquisa
Dos brasileiros ouvidos na pesquisa, 48,2% afirmaram que entre 5% a 24% de suas compras globais de softwares corporativos são feitas digitalmente de maneira recorrente, e 38,4% nos últimos dois anos.
A pesquisa mostra ainda que, no Brasil, 37,5% das empresas têm de 2 a 3 executivos responsáveis pelas decisões finais de compras, seguido por líderes de negócios e gerentes, ambos com 32,5%. Os executivos são 65% dos principais responsáveis por determinar a necessidade do uso de softwares corporativos. Portanto, os principais líderes e executivos das empresas têm papel fundamental na estratégia de compras de tecnologias de gestão dos negócios.
No Brasil, as principais áreas de interesse dos participantes da pesquisa foram:
– Aplicações de análise e inteligência de mercado;
– Experiência do cliente;
– Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM);
– Banco de dados e gerenciamento de dados;
– e ferramentas de desenvolvimento.
A maioria dos respondentes atua no mercado de produtos e serviços de tecnologia e de bens de consumo. Para baixar o estudo completo, acesse aqui.