A Mastercard está testando uma nova tecnologia que permite que os compradores façam pagamentos apenas com o rosto ou a mão no caixa. A empresa lançou na terça-feira um programa para os varejistas oferecerem métodos de pagamento biométricos, como reconhecimento facial e digitalização de impressões digitais.
No checkout, os usuários poderão autenticar seu pagamento mostrando o rosto ou a palma da mão em vez de passar o cartão. O programa já foi ao ar em cinco mercearias St Marche em São Paulo. A Mastercard diz que planeja lançá-lo globalmente ainda este ano.
“Toda a pesquisa que fizemos nos disse que os consumidores adoram a biometria. Eles querem que fazer um pagamento em uma loja seja tão conveniente quanto abrir o telefone”, afirma Ajay Bhalla, presidente de Cibernética e Inteligência da Mastercard.
Espera-se que cerca de 1,4 bilhão de pessoas usem a tecnologia de reconhecimento facial para autenticar um pagamento até 2025, mais do que o dobro dos 671 milhões em 2020, de acordo com uma previsão da Juniper Research.
Mastercard: funcionamento
Para se inscrever no Mastercard, você tira uma foto do seu rosto ou digitaliza sua impressão digital para registrá-la em um aplicativo. Isso é feito no seu smartphone ou em um terminal de pagamento. Você pode adicionar um cartão de crédito, que é vinculado aos seus dados biométricos.
É semelhante à tecnologia que está sendo testada pela Amazon nos EUA. A Mastercard diz que planeja levar o programa para os EUA, Europa, Oriente Médio e Ásia posteriormente.
A longo prazo, a visão da Mastercard é tornar a tecnologia “globalmente interoperável”, disse Bhalla. “Então, depois de armazenar suas credenciais, você pode usar isso em qualquer lugar.” O recurso pode se integrar a esquemas de fidelidade e fazer recomendações personalizadas com base em compras anteriores, disse a Mastercard.
Segurança
O uso de informações biométricas para pagamentos levanta uma série de preocupações sobre privacidade e como os dados são coletados. Por sua vez, a Mastercard diz que todos os dados que os clientes inserem em seu sistema são criptografados de forma a garantir que sua privacidade não seja comprometida.
Quando você se inscreve, seu escaneamento de rosto ou impressão digital é substituído por um “token” – uma sequência aleatória de caracteres alfanuméricos – e então vinculado ao seu cartão de pagamento.
A Mastercard disse que criou um conjunto de padrões para garantir que os dados dos usuários sejam protegidos. A empresa está trabalhando com várias outras empresas para lançar o recurso, incluindo Fujitsu , NEC , Payface, Aurus, PaybyFace e PopID.
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Fonte: CNBC