Logo E-Commerce Brasil

Mastercard promete alcançar 100% de tokenização de e-commerce até 2030 na Europa

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Mastercard anunciou nesta semana, 11/06, sua visão de alcançar 100% de tokenização de e-commerce na Europa até o final da década. Isso apoia um compromisso feito para eliminar a entrada manual de cartões e tornar o e-commerce mais seguro e acessível para todos. À medida que os pagamentos se tornam mais complexos, a Mastercard está aproveitando a tokenização, o checkout simplificado para convidados e as chaves de pagamento para criar uma experiência consistente em dispositivos, navegadores e sistemas operacionais.

Pagamentos por aproximação tornaram os pagamentos presenciais simples e onipresentes – há uma oportunidade de trazer essa mesma experiência para o checkout online. Apesar das rigorosas soluções de segurança implementadas pela indústria de pagamentos, o comércio online continua enfrentando vulnerabilidades devido a agentes mal-intencionados. Segundo a Juniper Research, as perdas com fraudes em pagamentos online devem exceder $91 bilhões até 2028. A Mastercard está reunindo soluções-chave para reduzir ameaças e tornar o comércio online não apenas onipresente:

1. A tokenização substitui o número de 16-19 dígitos do cartão de pagamento por um token seguro, reduzindo fraudes e também melhorando as taxas de aprovação.

2. Para eliminar a entrada manual de cartões, a Mastercard está facilitando a incorporação do Click to Pay nos sites dos comerciantes e permitindo que os parceiros bancários ajudem as pessoas a cadastrar seus cartões.

3. As chaves de pagamento utilizam a autenticação biométrica baseada em dispositivos móveis online para eliminar senhas e códigos únicos.

Por que isso é importante:

A Mastercard está liderando esse compromisso com a Europa porque o continente é há muito tempo um líder em inovação de pagamentos, como no caso dos pagamentos por aproximação. Introduzido em 2014, o serviço de tokenização da Mastercard hoje assegura 25% de todas as transações de e-commerce globalmente, com a adoção acelerando 50% ano a ano.

A tokenização desbloqueia uma infinidade de casos de uso e benefícios, como ajudar a transformar tecnologias cotidianas, como telefones e carros, em dispositivos de comércio.

A fusão da tokenização com Click to Pay e chaves de pagamento beneficia todo o ecossistema. Os consumidores experimentarão checkouts mais rápidos e seguros. Os comerciantes verão aumento nas vendas, proteção contra fraudes e maiores taxas de aprovação. E os emissores alcançarão o status de principal carteira e a segurança do cliente.

À medida que as experiências físicas e digitais continuam a convergir, estamos ultrapassando os limites do que é possível

Jorn Lambert, Chief Product Officer da Mastercard

Existe uma grande preocupação em aproveitar o potencial dessas tecnologias para proporcionar maior segurança, além da experiência. “Na Europa, vimos a tokenização ganhar impulso em todo o ecossistema, a conveniência e as taxas reduzidas de fraude falam por si mesmas”, acrescentou Valerie Nowak, Vice-Presidente Executiva de Produto e Inovação, Mastercard Europa.

Veja abaixo o vídeo oficial da Mastercard “Reimagining Online Checkout“.