A maturidade digital das micro e pequenas empresas brasileiras avançou em 2025. Segundo levantamento do Sebrae, o Indicador de Maturidade Digital (IMD) atingiu 37 pontos em uma escala de 0 a 80, alta de 6% em relação ao ano anterior, quando o índice registrava 35. O indicador avalia o quanto os negócios conseguem aproveitar os benefícios da digitalização.

O levantamento mostra que a diferença de maturidade digital entre os portes diminuiu neste ano, com destaque para o avanço dos MEIs, que registraram crescimento de 8%. Entre as empresas de pequeno porte, o aumento foi de 5%, enquanto entre as microempresas chegou a 2%.
Segundo o Sebrae, o resultado foi impulsionado principalmente pelos segmentos de Serviços e Comércio. O indicador também subiu em todas as regiões do país, com Goiás e Rio Grande do Norte aparecendo entre os estados com maior nível de maturidade digital.
Segundo Décio Lima, presidente do Sebrae, o avanço é importante para que pequenos negócios estejam integrados ao mercado. “A digitalização é fundamental para expandir relacionamentos e ampliar oportunidades. O papel do Sebrae é apoiar esses negócios para que a falta de acesso aos meios digitais não seja uma barreira”, explica
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O levantamento também revela uma correlação entre idade e escolaridade do empreendedor e o nível de maturidade digital. Quanto mais jovem e mais escolarizado o empresário, maior o seu grau de digitalização do negócio.
Entre os pontos mais bem avaliados, os participantes destacaram o impacto das contribuições dos funcionários na melhoria da maturidade digital. O estudo ainda analisou fatores como acesso à internet de alta qualidade, criação de novos produtos a partir do relacionamento com clientes e o uso de planos estratégicos de mídias sociais.
Em sua segunda edição, o IMD entrevistou 7.182 empreendedores — entre microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) — a partir de 20 perguntas.