Até pouco tempo atrás, comprar artesanatos africanos demandava uma viagem até o continente. Mas, com a popularização da internet, esse cenário mudou completamente.
Jennifer Nyambogo, Co-Founder da Mawu Africa, contou no último dia do Fórum E-Commerce Brasil 2023, como durante a pandemia, encontrou a oportunidade de fundar uma empresa que conecta artesãos africanos a consumidores globais, gerando novas oportunidades econômicas. Janda Araújo, Conselheira de Administração da WCD Brasil, acompanhou a palestra e mediou as perguntas.
Com mais de quatro milhões de habitantes, Nairóbi é um polo de inovação e tecnologia na África. A Mawu, que opera no local, é uma plataforma que expõe os produtos dos artesãos, facilitando a entrega e devolução, aceitando diferentes formas de pagamento.
A empresa nasceu com o propósito de dar destaque ao patrimônio africano, promovendo o trabalho dos artesãos e elevando a qualidade dos produtos criativos do continente. Essa conexão global tem conquistado admiradores ao redor do mundo, permitindo que consumidores adquiram arte autêntica e única, valorizando um trabalho transmitido de geração em geração.
Os jovens africanos querem se conectar com outras pessoas de outras partes do mundo online, por isso os outros marketplaces têm adesão na África, explicou Nyambogo.
Apesar do uso popular de smartphones nos países africanos, ainda existem barreiras para realizar transações virtuais devido à baixa bancarização dos habitantes locais, dificultando o processo de pagamento para os produtores. “Os artesãos fazem parte do grupo de pessoas que não usam bancos e não têm acesso a formas tradicionais de pagamento. Por isso, realizamos pagamentos através do banco móvel”, esclareceu a Co-Founder da Mawu Africa.
Através de agentes comerciais, o “banco móvel” chega até diferentes países, levando dinheiro em espécie para quem recebe pagamentos digitais.
A integração entre um sistema de vendas pensado para usuários mobile, operado com soluções de pagamento adequadas para a realidade da região tem permitido o crescimento e o fortalecimento do comércio de artes, roupas e produtos produzidos por trabalhadores que mantêm vivas tradições culturais.
E, com apenas um clique, é possível levar para o mundo todo diferentes expressões artísticas que compõem a história e a identidade de países africanos.
Esse texto foi escrito por Larissa Darc em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil 2023.