Com a chegada do mês de março, o e-commerce brasileiro já está se preparando para aquela que é considerada a primeira grande oportunidade do ano para ver as vendas aumentarem: o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15.
A data vem ganhando força ao longo dos últimos anos, e muitos clientes já se preparam para ficar de olho em ofertas e promoções exclusivas. Sabendo disso, os lojistas também correm para lançar atrativos para o público!
Buscando a melhor maneira de aproveitar o Dia do Consumidor, e-commerces de todos os tamanhos costumam apostar em 3 tipos de comemorações:
– Mês do Consumidor, com ofertas espalhadas ao longo dos 31 dias de março;
– Semana do Consumidor, com promoções concentradas no período que, em 2023, vai de 13 a 19 de março;
– Dia do Consumidor, com uma super campanha guardada para o próprio dia 15 de março.
Qual a melhor opção para sua loja online? Bem, isso sempre vai depender do planejamento realizado para a data! É importante que o lojista considere pontos como capacidade de atendimento e o planejamento financeiro para oferecer descontos e ofertas como frete grátis. Lembre-se de que um período promocional deve ser organizado de maneira a não afetar negativamente a saúde financeira ou mesmo a percepção do público sobre o seu negócio.
Como aproveitar o Dia do Consumidor?
Nem sempre um e-commerce pode oferecer descontos extraordinários. Mas, felizmente, algumas ações simples também podem ajudar a loja virtual a conquistar mais clientes do dia dedicado a deixar os consumidores satisfeitos!
Ofereça brindes ligados ao seu nicho de negócio
Brindes sempre são uma boa alternativa para ganhar a simpatia do público! Uma alternativa é oferecer um mimo para compras a partir de determinado valor, por exemplo, incentivando um ticket médio mais alto.
Já nas redes sociais, a oferta de um brinde exclusivo em sorteio pode ser uma boa maneira de aumentar o engajamento!
Aposte na boa experiência de compra
Fique de olho nos canais de vendas e contatos antes e depois das vendas realizadas, desde a usabilidade do site da sua loja até o pós-venda com respostas ágeis e humanizadas.
Fique atento ao pós-venda
Pagamento realizado, acabou o trabalho, certo? Errado! O atendimento pós-venda é um dos principais pontos de fidelização de um negócio.
Ofereça canais de comunicação eficazes, dê atenção aos feedbacks negativos e não deixe seus clientes sem resposta ou solução para um ocasional problema. Afinal, imprevistos acontecem, mas a forma como o e-commerce vai lidar com a situação e resolver o problema do consumidor faz toda a diferença!
Conte com a ajuda do Melhor Envio nesse Dia do Consumidor
De um lado, os lojistas trabalhando para oferecer o melhor serviço aos consumidores! E do outro, o Melhor Envio trabalhando para deixar a vida do lojista mais fácil!
Além da Calculadora de Fretes com preços que podem ser até 80% mais baratos que nos balcões das transportadoras – seja Correios ou empresas privadas, o Melhor Envio oferece uma série de funcionalidades que deixam o envio de encomendas mais simples e rápido. dessa forma, quem cuida da loja virtual tem mais tempo para pensar nas melhores promoções para o público!
E é claro que no Dia do Consumidor a gente quer ajudar o seu negócio a ir mais longe! Se você ainda não conhece o Melhor Envio, use o cupom CONSUMIDOR30 e ganhe até 30% de desconto na compra da sua primeira etiqueta de frete na plataforma! Ah, e ainda tenha a chance de participar de uma promoção para lá de especial que vai chegar no seu e-mail!